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Planejamento Estratégico

Tentando permanecer relevante? 4 coisas que os profissionais de Marketing devem ter sempre em mente

Especialista da IStock dá dicas para pequenas empresas, empreendedores e freelancers envolverem com sucesso seu público

Por Yara Ohashi - 20/07/2021

Dizer que o ano passado foi difícil seria um eufemismo - a pandemia alterou completamente nossas vidas, virou indústrias inteiras de cabeça para baixo e forçou muitas pequenas e médias empresas a repensar toda a sua estratégia de negócios. À medida que a vacinação acelera e o mundo começa a retornar a alguma aparência de normalidade, estamos finalmente vendo uma luz no fim do túnel. E embora isso seja algo para comemorar, é importante lembrar que as pessoas ainda podem estar se recuperando dos impactos do ano passado por um bom tempo.

As PMEs precisam adotar uma abordagem flexível, transparente e, o mais importante, empática em seus esforços de marketing e comunicação. Na prática, isso significa entender onde seus clientes estão, tanto física quanto emocionalmente, e encontrar maneiras inteligentes de alcançá-los por meio de estratégias de marketing. À medida que avançamos para a segunda metade do ano, aqui estão algumas dicas para pequenas empresas, empreendedores e freelancers envolverem com sucesso seu público.
 
 Autenticidade é a chave

A pandemia alterou permanentemente a forma como vemos o mundo e, portanto, como consumimos conteúdo visual. Como resultado, os consumidores de hoje estão buscando imagens que retratam com precisão e autenticidade o que está acontecendo no mundo, e as marcas precisam entregar ou correm o risco de ficar para trás.

Na iStock, entendemos as nuances deste cenário e pretendemos fornecer aos clientes não apenas as melhores imagens, mas também uma melhor compreensão das tendências visuais. Por exemplo, investimos em estudos de pesquisa em andamento, como nosso relatório Visual GPS, uma pesquisa com mais de 10.000 pessoas e profissionais em todo o mundo, para ficar à frente da mudança de preferências visuais e fornecer às PMEs a orientação de que precisam para escolher imagens que ressoem com seu alvo público.

De acordo com o Visual GPS, as pessoas querem ver realidade e autenticidade nos recursos visuais, com quase 80% dos entrevistados dizendo que as marcas precisam fazer um trabalho melhor para capturar os verdadeiros estilos de vida e culturas das pessoas, e 68% dos entrevistados dizendo que é importante que as empresas  celebrem a diversidade de todos os tipos. As pesquisas por positividade corporal aumentaram 478% desde o ano passado. Termos de pesquisa como pessoas reais, tipo de corpo real e pele real podem ajudá-lo a obter imagens que apresentem pessoas como as que você vê todos os dias - problemas de pele, dentes imperfeitos, tamanhos diferentes ou mesmo apenas desgastados pelo estresse diário. Na verdade, fotos não retocadas é um dos termos de pesquisa de crescimento mais rápido na iStock. Os dados aqui falam por si e devem servir como um sinal claro para PMEs de que o uso de conteúdo mais autêntico levará a um envolvimento mais forte do cliente.

Empatia compensa

À medida que entramos no verão, é crucial que os líderes empresariais demonstrem empatia para com seus funcionários e clientes. O fato é que muitos ainda estão lidando com medo, ansiedade, perda, ramificações financeiras e muito mais. No final do dia, somos todos humanos, e as pequenas e médias empresas precisam refletir essa consciência e mensagem em suas comunicações visuais.

Embora a pandemia tenha muitos efeitos adversos no mundo, ela também destacou a importância da conexão humana. De acordo com os dados de pesquisa da iStock em 2020, pesquisas por "Família", "Comunidade", "Ação de Graças" e "Natal" foram classificadas entre as 10 principais pesquisas gerais, deixando claro que os consumidores estão buscando o conforto das tradições do feriado, celebrações e o apoio de entes queridos agora mais do que nunca. Em um ano que forçou todos a refletir e priorizar novamente, certifique-se de que suas campanhas e esforços de marketing conduzam com valores, humanidade e empatia.

Aproveite o vídeo para interagir melhor com os clientes

Embora as imagens sejam e sempre serão um dispositivo importante para a narrativa visual, o vídeo é uma ferramenta poderosa que pode criar uma conexão mais profunda com os clientes. De acordo com relatórios recentes, 85% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo gera leads e incentiva as pessoas a comprar um produto ou serviço, enquanto 93% das marcas converteram novos clientes com vídeos que compartilharam nas redes sociais. Pode ajudar as pequenas e médias empresas a capturar certos estados de espírito e sentimentos e emular emoções ligadas à família, viagens e eventos atuais.

Quando os profissionais de marketing escutem a palavra “vídeo”, eles normalmente pensam no custo associado a ele devido ao equipamento caro, talento e software de edição frequentemente necessário para criá-lo. Mas, em vez de gravar um novo vídeo e acumular despesas desnecessárias, considere uma solução alternativa estratégica: estoque de vídeo. Uma solução mais eficiente e econômica, o vídeo de estoque de alta qualidade pode servir como uma excelente maneira de desenvolver um conteúdo mais envolvente sem que extrapole a receita. Verifique ferramentas como o Promo, que oferecem capacidade de edição DIY fácil, e sites como o iStock, para obter recursos visuais de qualidade e dicas sobre como escolher os corretos para sua empresa ou campanha.

Diferencie sua marca de varejistas maiores por meio das mídias sociais

Não é segredo que todos nós passamos mais tempo on-line durante a pandemia, seja no Instagram e no Twitter que está perdendo o controle ou assistindo a um programa no Netflix. De acordo com um estudo no outono passado, 72% das pessoas concordaram que o consumo de mídia social aumentou durante o COVID-19. Embora o uso provavelmente mude com o surgimento de novos aplicativos e nossas atividades diárias voltando ao normal, ainda há uma oportunidade única para as pequenas e médias empresas estabelecerem uma presença de marca online.

Quando se trata de mídia social, as PMEs podem se envolver com seus clientes em um nível mais pessoal do que os varejistas maiores e devem usar isso a seu favor. Durante a pandemia, muitas pessoas estão ansiosas para apoiar empresas pequenas e locais, especialmente a Geração Z e a Geração Y. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela iStock no Reino Unido, os consumidores têm cerca de três vezes mais probabilidade de confiar em pequenas empresas do que em grandes varejistas. O motivo disso? Eles acreditam que as pequenas empresas se preocupam mais com seus clientes. Defenda os valores com os quais seus clientes se preocupam e concentre-se no que o diferencia da concorrência - grandes ou pequenos. Ao adotar uma abordagem personalizada para a mídia social e entender quais aplicativos seu público-alvo usa, as pequenas empresas podem gerar resultados - incluindo aumento nas vendas e no tráfego do site.

Como sociedade, aprendemos muitas lições nos últimos 12 meses - algumas das mais importantes sendo esperar o inesperado e liderar com empatia. Certifique-se de colocar esses aprendizados em prática ao desenvolver suas estratégias de marketing para ajudar a forjar relacionamentos mais fortes com os clientes que possam resistir às inevitáveis dificuldades e mudanças que virão.

Por: Yara Ohashi

Diretora de Marketing Digital Latam na iStock e Getty Images