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Um novo jeito de pensar E-mail Marketing

O novo jeito de pensar e-mail marketing o coloca em todas as etapas do Ciclo de Vida do cliente (ativação, conversão, engajamento, recompra e reconquista)

Por | 08/08/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Você já parou para pensar em quantos canais de comunicação utiliza para se relacionar com seus clientes? Faça uma lista básica: Tráfego Direto, E-mail Marketing, Buscas Orgânicas, Anúncios Pagos (SEM), Programas de Indicação, Mídia Social, Display. Se aprofundarmos em cada um destes "geradores de leads" e "conversões", certamente teremos um artigo de 42 páginas e centenas de veículos que têm por finalidade posicionar nossas marcas e melhorar nossas vendas.

Uma eficiente rotina de marketing busca extrair o máximo de cada um destes canais - e não é surpresa para ninguém que o E-mail Marketing ainda é aquele que possui o melhor ROI (retorno sobre o investimento) e um dos principais termômetros de quanto seus clientes estão engajados com sua marca e comprando os seus produtos. 

O e-mail como ferramenta de marketing teve seu início em meados dos anos 1990, momento em que a internet se difundiu em todo o mundo e os profissionais de marketing começaram a tirar proveito de uma ferramenta até então corporativa para impactar seus clientes, com viés de mercado.

Em pouco tempo, o E-mail Marketing se popularizou e passou a ser a principal forma de comunicação entre empresas e clientes. Contudo, por falta de uma regulamentação específica, o e-mail se transformou em uma praga virtual devido ao rápido crescimento dos spammers, que viram neste canal uma grande oportunidade de prospecção.

Porém, como nem tudo que é ruim dura para sempre, os principais provedores trataram de resolver o problema "spam" por meio da criação de filtros e regras que, ao longo dos anos, foram aperfeiçoadas - enquanto os profissionais de e-mail marketing se atualizaram e adaptaram a estes fatores, para que suas campanhas chegassem até o inbox dos seus clientes.

Mas o que mudou efetivamente no E-mail Marketing para que ele continue em posição de destaque quando o assunto é ROI?

O E-mail Marketing foi obrigado a evoluir para não perder espaço frente a outras inovações disruptivas, como as mídias sociais, os avançados mecanismos de buscas e o monopólio do remarketing por meio da rede de display.

Os benefícios que o e-mail marketing proporciona às empresas que o adota como ferramenta de relacionamento são inúmeros, mas infelizmente poucas empresas utilizam este canal de forma correta.

Quais as principais vantagens em usar e-mail marketing? Infelizmente, 80% das empresas no Brasil ainda utilizam como mala direta e desconsideram totalmente o principal benefício: o relacionamento. O novo jeito de pensar e-mail marketing o coloca em todas as etapas do Ciclo de Vida do cliente (ativação, conversão, engajamento, recompra e reconquista), assim como em todas as comunicações transacionais.

Além das opções básicas de segmentação, em que é possível direcionar a mensagem orientada a um determinado segmento, como "sexo", "cidade" e "faixa etária", uma das principais vantagens do novo papel do e-mail marketing é a personalização. Cada cliente é único e espera receber um conteúdo exclusivo que desperte seu interesse. Para isso, é necessário saber dos hábitos de consumo e navegação e, com base nestas informações, antecipar uma dezena de gatilhos pelo e-mail marketing.

Vamos listar algumas possibilidades que o e-mail marketing associado a um algoritmo de recomendação, pode fazer em suas campanhas:

- Abandono de Carrinho

- Abandono de Navegação

- Recorrência

- Redução de Preços

- Pós-Compra

- Reconquista

- Tendência de Produtos

- Lista de Desejos

- Novidades de Produtos

- Quem comprou, comprou também

- Quem viu, viu também

Estes são alguns itens que podem ser personalizados e disparados por e-mail marketing. Saber o momento que o cliente está em relação a sua marca e, impactá-lo da maneira correta, pode representar um aumento de até 40% nas vendas.

Mas poucas plataformas trabalham com este novo jeito de pensar o e-mail marketing. Portanto, fique atento durante o processo de contratação. Uma forte onda que chegou recentemente ao Brasil são as empresas de marketing cloud, que associam algoritmo de recomendação e gatilhos multicanais, como e-mail marketing, mobile marketing, social e web. Fique de olho e use tudo o que o seu E-mail Marketing pode oferecer.

Por: Welington Sousa

Gerente de marketing da All iN, unidade de Marketing Cloud da Locaweb


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