Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Por que preferimos vídeos a textos?

A ascensão do YouTube e o declínio da edição tradicional enfatizam o quanto nos tornamos mais interessados no visual em comparação com a informação escrita. Mas por que?

Por | 30/11/2015

pauta@mundodomarkting.com.br

Compartilhe

Ouvimos muito sobre a eficácia do vídeo no trabalho, na escola e em casa. Estudos e mais estudos mostram que as pessoas são mais propensas a lembrar de um anúncio em vídeo. Cursos on-line estão tendo sucesso porque eles oferecem uma ligação que os livros por si só não conseguem.

O YouTube estima que 300 horas de conteúdo de vídeo são enviadas para sua plataforma a cada minuto, gerando bilhões de visualizações por dia, enquanto a circulação de jornais nos EUA e outros países continua a cair, segundo dados do Pew Research Center. A ascensão do YouTube e o declínio da edição tradicional enfatizam o quanto ​​nos tornamos mais interessados no visual em comparação com a informação escrita. Mas por que?

A resposta reside na forma como nossos cérebros são projetados para ler e processar informações. Nosso cérebro hoje é muito mais sofisticado do que o dos nossos ancestrais das cavernas, mas em alguns aspectos, temos comportamentos e instintos semelhantes.

Estamos evolutivamente adaptados para responder rapidamente à combinação de imagem, som e movimento. Cerca de 90% da informação captada por nossos cérebros é visual e nós processamos imagens 60 mil vezes mais rápido do que podemos processar texto. Portanto, o vídeo nos permite selecionar elementos visuais e explicar ideias complexas para qualquer número de pessoas, em qualquer lugar.

Na trajetória da evolução  da humanidade, a leitura é uma aquisição relativamente recente. Estamos programados para prestar atenção e entender as coisas que se movem e, adicionando som, aumenta o efeito.

Se você quer envolver as pessoas intelectualmente, texto funciona muito bem - você tem que pensar em um argumento para se envolver com o texto. Mas o vídeo envolve-nos em um nível mais visceral. Embora sejamos criaturas emocionais e intelectuais, a emoção é mais profunda. Ele ajuda a nos conectar a idéias e produtos através da narrativa visual.

Se você quer que as pessoas compreendam sua mensagem de uma forma profunda, o vídeo é o caminho. A conexão emocional faz do vídeo uma ferramenta de comunicação extremamente eficiente.

O vídeo é ainda mais eficaz e importante quando tentamos nos envolver com o público em um nível pessoal. Fomos "construídos" para ler rostos. A pareidolia - ou seja, nossa tendência psicológica para perceber um estímulo aleatório significativo - é o que nos faz ver rostos em troncos de árvores, na lua, ou em sanduíches de queijo grelhado. Gostamos de ver os rostos, queremos ver os rostos, e inconscientemente olhamos para eles.

Há uma razão para as pessoas quererem "olhar alguém nos olhos". Nossos cérebros são construídos para estabelecer a confiança através do contato face a face, por isso, vemos a "cabeça falante" como um componente integral de muitas apresentações corporativas, discursos políticos, palestras em sala de aula e apresentações de produtos.

Quando alguém lhe diz algo, face a face, a mensagem tem um impacto maior. Portanto, se você está tentando ensinar alguma coisa, vender algo ou apenas criar um vínculo, o vídeo é o melhor caminho.

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Vitaly Shter

Diretor de Marketing de Produto da Kaltura


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss