Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Pessoas, processos e tecnologia: a fórmula do trade marketing

Ao adotar ferramentas como aliada neste processo, é possível otimizar o tempo dos promotores, que são as pessoas responsáveis pela coleta desses dados

Por | 28/02/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Informação é tudo. Com a quantidade de dados que temos disponíveis atualmente, os impactos de qualquer decisão a ser tomada podem ser previstos mais facilmente. Em 2017, lançamos a pesquisa Trade Insight, na qual 23% das empresas admitiram não possuir uma ferramenta para gestão de trade. Eu fico pensando: como essas empresas conseguem competir com as companhias que acompanham seus processos e criam ações cada vez mais efetivas para os seus produtos?

Um sistema de trade marketing não só consegue gerar dados relevantes sobre as atividades no ponto de venda, como ajuda na gestão da equipe. E uma coisa leva à outra: ao adotar a tecnologia como aliada neste processo, é possível otimizar o tempo dos promotores, que são as pessoas responsáveis pela coleta desses dados.

Cedo ou tarde, informações precisas da execução serão essenciais para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Para acertar na hora de escolher um sistema de trade marketing, deve-se verificar se ele conta com as seguintes funcionalidades:

• Pesquisas personalizadas
Pesquisas personalizadas são uma ótima ferramenta para alcançar informações mais precisas - e as equipes de campo são fundamentais nesta coleta de dados ricos sobre o desempenho dos produtos. Ações da concorrência, pesquisa de preço e taxa de ruptura são algumas pesquisas que podem ser feitas com a utilização de uma plataforma que permita a criação de formulários.

• Monitoramento em tempo real
Ao utilizar um software de trade marketing, o supervisor consegue rapidamente um indicador de visitas e tarefas realizadas pelo colaborador; o horário da primeira sincronização do dia pelo promotor; indicador de promotor no ponto de venda; cumprimento de roteiros, pesquisas e check-ins; além do posicionamento, deslocamento e visitas feitas, indicando o trajeto realizado, os horários de chegada e saída e o status de cada ponto de venda.

Desta forma, o monitoramento representa ganho em produtividade na validação de informações e auditoria da execução. Ao ter um sistema unificado de monitoramento, o supervisor consegue exercer seu papel de forma mais relevante e rentável, uma vez que não precisa se deslocar ou parar seu trabalho a todo momento para validar as informações do promotor.

• Roteirização
Para elaborar uma roteirização efetiva, devem ser levados em consideração o trânsito, a peculiaridade de cada atendimento e o que se espera de um promotor em loja. Por isso, é importante adotar um sistema de trade marketing que proporcione visibilidade ao roteiro mais adequado. A análise de dados captados pelo software permitirá prever tempo x distância na mobilidade caótica de qualquer cidade com alguns milhares de habitantes.

• Panorama de execução
Ao adotar uma plataforma para gestão de trade marketing, é importante verificar se ela oferece uma leitura rápida e dinamismo na interpretação das informações - sabemos que toda operação é um emaranhado de dados. O Agile Promoter, por exemplo, oferece um dashboard de desempenho em tempo real, composto por 21 indicadores nativos e outros configuráveis conforme a necessidade de análise da empresa. Uma decisão terá muito mais sucesso se ela for baseada em informações em tempo real. Se um sistema oferece informações defasadas, o gestor fica à mercê de uma `jogada errada´ que pode custar caro e arruinar a estratégia.

• Time consultivo
Pessoas, processos e tecnologia quando andam de mãos dadas são uma poderosa fórmula de crescimento para as empresas. Então, adquirir um sistema de gestão de trade marketing não pode ser só a adoção de uma tecnologia, e sim de um time que consiga responder dúvidas ao compreender as particularidades de cada operação. É fundamental que o software escolhido conte com uma equipe de Sucesso do Cliente formada por profissionais que recebem treinamentos frequentes e mantêm contato contínuo com indústrias, agências e distribuidores.

(Crédito imagens: Depositphotos)

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Vinicius Duarte

Redator na Involves, empresa criadora do Agile Promoter, tecnologia que facilita o monitoramento e os resultados no ponto de venda






Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss