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As vantagens dos softwares geográficos nas estratégias de expansão

Hoje em dia estas ferramentas evoluíram e facilitaram o dia a dia das empresas. Como são armazenadas na nuvem, os usuários podem acessá-las de qualquer lugar

Por | 10/09/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Na década de 1990 começaram a ser comercializados softwares geográficos no Brasil que, por permitirem o armazenamento e consulta de um enorme banco de dados, passaram a facilitar muito o trabalho analítico. Não há nada de retrógrado em usar mapas de papel. Aliás, são uma ótima opção quando é preciso ver o mercado ou a região como um todo. No entanto, não oferecem conteúdos, opções de atualização e, conforme as marcações aumentam, mais cedo ou mais tarde será preciso substituí-los, ou ter vários que concentrem diferentes informações.

Imagine que você está com sua equipe definindo o plano de expansão do seu negócio. Já é tarde da noite e estão identificando as áreas de maior potencial de mercado com alfinetes coloridos em um mapa impresso. Todos esses dados precisam ser inseridos com criterioso controle, para que não se percam e sejam preenchidos corretamente. Você vai para a casa com a sensação de dever cumprido, mas ao chegar ao trabalho de manhã percebe que alguém derrubou alguns marcadores no chão. É neste momento que, além do desespero, bate também o arrependimento por ter recusado a proposta de uma solução de geomarketing.

Hoje em dia estas ferramentas evoluíram e facilitaram o dia a dia das empresas. Como são armazenadas na nuvem, os usuários podem acessá-las de qualquer lugar desde que estejam conectados à internet. Por conta disso, é possível disponibilizar o acesso a várias pessoas de uma mesma equipe. Por possuir uma interface intuitiva e de fácil acesso, não é preciso que todos os funcionários façam treinamentos para saber como utilizá-la. Mas, por permitirem análises complexas e com uma infinidade de dados, é importante que o usuário seja treinado para tirar o melhor proveito possível.

Entre as vantagens de uma solução de geormarketing SaaS (Software as a Service) está a disponibilidade de dados sociodemográficos como idade, renda, faixa etária e sexo da população de cada região. Além disso, existe a localização de empresas concorrentes, o que permite que o planejamento seja ainda mais assertivo. Dessa forma, é possível ter um recorte bem preciso da região que se tem interesse em investir.

Algumas organizações, que precisam lidar com uma enorme quantidade e qualidade de dados, optam por trabalhar com até três dessas ferramentas. Usando-as em etapas diferentes do projeto e de acordo com a necessidade de cada estratégia. Porém, antes de escolher a que seja ideal para sua empresa, é preciso avaliar qual delas se encaixa melhor de acordo com a necessidade, o tamanho do negócio e budget disponível para investir.

 

Por: Valéria Duarte

Diretora de Relacionamento da Geofusion


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