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Aprenda a avaliar o ponto certo para a expansão de seus negócios

Ainda que a intenção seja investir em novas unidades, é necessário avaliar detalhadamente quais regiões têm mais potencial para receber novas lojas

Por | 11/07/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Há milhares de pontos disponíveis para abrir um novo negócio. Para grandes redes de varejo as ofertas são tentadoras, porém, a definição de ponto ideal é diferente para cada empresa, segmento, região e assim por diante. Ainda que a intenção seja investir em novas unidades, é necessário avaliar detalhadamente quais regiões têm mais potencial para receber novas lojas.

Em primeiro lugar, é fundamental dividir o mercado em partes. É muito difícil analisar uma região de mais de 8 mil km² e mais de 20 milhões de habitantes como a Grande São Paulo, por exemplo.  Então, faça sua análise separada por municípios, distritos ou bairros. O próximo passo é entender qual o potencial de mercado de cada uma das regiões de interesse. Há várias formas de estimá-lo, mas pode-se começar investigando número de habitantes e trabalhadores com as características do público-alvo a ser atingido, como sexo, idade, renda, hábitos de consumo etc.

Se o número for abaixo do mínimo necessário para uma loja sobreviver financeiramente, as regiões devem ser descartadas em uma primeira análise. No entanto, é necessário monitorar essas áreas de tempos em tempos. Afinal, elas podem passar por transformações, criando novas oportunidades que precisam ser acompanhadas. Da mesma forma, se você já tiver unidades em regiões com esse perfil, analise regularmente a performance delas. Com isso, talvez você entenda o motivo do fracasso de algumas e decida fechá-las. Ou, se mantiver a unidade, esteja atento a novos investimentos.

Quando encontrar regiões com potencial acima do mínimo, mapeie a presença de seus concorrentes e estude seu comportamento. Será necessário deverá calcular que parte desse potencial será dividido com a concorrência, afetando seu share de mercado. Aproveite também para avaliar essa parte é suficiente para seu negócio. Pode ser que nessa etapa você descarte outras regiões.

Agora que você tem claro quais são as regiões com potencial de mercado, e que podem ser consideradas para abertura de uma loja, o ideal é que você as priorize, para que a expansão comece por aquelas onde a chance de sucesso é maior. O volume de potencial de mercado será um dos indicadores desse ranking, mas também é preciso qualificar esses mercados. A dica é calcular o quanto seu público-alvo representa da população total da área. Quanto maior a proporção, maior a chance de você estar num local receptivo a sua oferta. Considere também a presença da concorrência e de comércio gerador de tráfego de pessoas compatíveis com seu negócio.

Para diminuir riscos ao traçar a estratégia de expansão, utilize ferramentas de geomarketing que disponibilizem dados confiáveis, atualizados e que permitam consultas rápidas para otimizar a tomada de decisões. Dessa forma, as chances de ganhar o mercado mais rápido e chegar à linha de chegada antes do concorrente são sempre maiores.

Geomarketing

Leia também: Panorama do Geomarketing no Brasil. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Marketing | Estrategia | Georreferenciamento | Geomarketing

Por: Valéria Duarte

Diretora de Relacionamento da Geofusion


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