Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Inovação Social ? Negócios, Boas Práticas e Cidadania!

A inovação social é apenas responsabilidade social corporativa vestida com roupas da moda ou é algo verdadeiramente inovador que pode colocar uma empresa em um novo caminho?

Por | 01/10/2014

Compartilhe

Fazer o bem sem dúvidas faz muito bem! A inovação aliada à sustentabilidade tem sido uma das discussões e ações do momento em diversos meios e segmentos corporativos. Mas a inovação social é apenas responsabilidade social corporativa vestida com roupas novas da moda, ou é algo verdadeiramente inovador e isso poderá colocar uma empresa em um novo e radical caminho?

Especialistas dizem que não existe uma definição para a Inovação Social. Em um Fórum Econômico Mundial foi descrito "como a aplicação de abordagens inovadoras e práticas sustentáveis nos negócios que tragam mudanças sociais e / ou ambientais positivas." Alguns veem a inovação social como o desenvolvimento de produtos para servir a sociedade melhor. Outros argumentam que um negócio não deve ter envolvimento na inovação social em todos os processos porque abordagens baseadas no mercado são a cerca de lucros financeiros, e não de pessoas.

Inovação social não é sobre os produtos, mas de se utilizar de sistemas inovadores onde as empresas possam aumentar os crescentes desafios sociais e ambientais. Cada vez mais informados, os compradores, consumidores, clientes, mesmo "business-to-business" estão exigindo que as empresas façam negócios de modo mais ético.

Trata-se de transformar o vigente modelo de negócios atual da maximização dos lucros em curto prazo para os acionistas, para a forma como as empresas operavam há algumas décadas atrás, quando estas estavam mais enraizadas nas comunidades locais em que operavam. As empresas costumavam olhar para seu papel como sendo parte da comunidade.

A ascensão das mídias sociais e do poder que estas deram aos consumidores é um motor de mudança: as empresas estão sendo obrigadas a repensar e criar mais valor para seus públicos de interesse, bem como aos seus acionistas. Outro fator é a crescente percepção de que a escassez de recursos representa uma ameaça real para os negócios. O acesso à água é um dos maiores fatores de risco para as empresas e sociedade ao longo dos próximos 10 anos. Mesmo em locais em franca expansão.

A Inovação Social exige um envolvimento muito mais profundo em toda a empresa com a Responsabilidade Social - RSE e deve estar na agenda da alta gestão e lideranças, bem como das áreas jurídicas, de marketing, de recursos humanos e outras. As empresas precisam, portanto, envolver diversos atores críticos no sistema.

"A inovação social prepara o terreno para uma revolução maior na forma como as empresas fazem negócios."  Inovação Social é um avanço no movimento de sustentabilidade, e não dever ser apenas uma ideia, deve ser colocada em prática.

Grandes ideias são granular e envolvem uma coalizão de pessoas afins -  isso é inovação social. Não vamos mais de analisar, desenhar - vamos fazer! - A pergunta deverá ser: qual é o papel da inovação social no sentido de assegurar que algo como [o colapso das oficinas do Rana Plaza, em Daca, que matou mais de 1.000 operários] Bangladesh e tantas outras tragédias com pessoas em péssimas condições de trabalho não volte a acontecer?

 Sustentabilidade

Leia também: Sustentabilidade: tema inadiável nas organizações. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Responsabilidade Social | Sustentabilidade

Por: Val Sátiro

Diretora Executiva e Empreendedora do Seu Mundo Sustentável






Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss