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5 benefícios da Transformação Digital para o seu negócio

Topa uma voltinha? Queremos te apresentar aos principais benefícios da transformação digital para as diversas vertentes de um negócio. Veja os passos para iniciar a transformação

Por | 04/07/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Ah, a transformação digital! Tão atraente e, ao mesmo tempo, tão assustadora… Sabemos o quanto modificar a cultura empresarial pode ser desconcertante. O processo é trabalhoso, tudo é novidade e é preciso envolver todos os colaboradores nesta empreitada para atingir o objetivo geral: inovar para crescer.

Ainda assim, as inovações disponibilizadas pela nova revolução industrial são como uma montanha russa: lá no fundo, existe um medinho, sim. Mas a adrenalina do percurso faz tudo valer a pena. E depois queremos ir de novo, e de novo, e de novo.

Separamos um lugar aqui ao nosso lado nesse primeiro carrinho, o mais emocionante de todos. Venha explorar todas as curvas e loopings dessa montanha russa conosco. Queremos te mostrar os principais benefícios da transformação digital para as diversas vertentes de um negócio.

01. Otimização de produtos e serviços
Em uma visão mais geral, a tecnologia gerou uma verdadeira revitalização dos modelos de negócio como um todo. E, como na internet todos têm chances de conquistar espaço próprio, a concorrência aumentou, assim como a quantidade de ofertas disponíveis. 

Uma vez online, não temos apenas acesso às lojas físicas das proximidades, como ampliamos a nossa visão e nosso poder de compra. Graças ao e-commerce, podemos consumir produtos e serviços de praticamente qualquer lugar do mundo. 

Para atender a uma demanda cada vez mais exigente, empresas têm usado recursos tecnológicos para aprimorar seus negócios e oferecer diferenciais que, em meio a uma multitude de opções, consigam se destacar para uma audiência específica. 

Domino´s, McDonald´s e Subway são apenas alguns dos muitos casos de fornecedores de alimentos que repaginaram seus websites, desenvolveram versões mobile intuitivas e passaram a receber chamados através de aplicativos como Whatsapp e iFood, além de suas próprias plataformas. 

Em alguns casos, o cliente pode substituir ingredientes, trocar o tipo de pão e pedir por salada extra, sem nenhum contato que não seja via smartphone. Os aplicativos também permitem que o pedido seja acompanhado em tempo real, desde a ida para a cozinha, até a saída para o delivery, com direito a uma estimativa do tempo de chegada.

02. Economia financeira
Segundo uma reportagem publicada pelo The Telegraph, entre os anos de 2012 e 2016 o governo inglês economizou a bagatela de 3,9 bilhões de libras ao modificar a forma como utilizava a tecnologia. A diminuição nos custos é enorme! 

Isso só foi possível pois o governo elegeu um líder digital e possibilitou que muitos dos serviços procurados pela população também pudessem ser resolvidos online. Todos os departamentos que, juntos, oferecem mais de 650 serviços transacionais, passaram por uma reformulação.

Devido a essa decisão, hoje, no Reino Unido, 98% dos testes práticos de habilitação são agendados online e já são 12 milhões aqueles que se registraram para poder votar digitalmente nas próximas eleições.

Palavras do governo de lá: "Essa economia foi possível somente por causa da transformação digital. O online nos ajudou a repensar a forma como as coisas são feitas, embora estejamos apenas no início do caminho."

A mesma reportagem cita a General Electrics (GE), que pretende transferir 70% da sua TI para a nuvem até 2020 - em menos de dois anos. Isso inclui a transferência de um configurador que, hoje, custa aproximadamente 65 mil dólares para funcionar. Na nuvem, este custo cairá para 6 mil.

03. Melhor relacionamento com o cliente 
Imagine qualquer empresa. Fornecedora de produtos ou serviços, grande ou pequena, no Brasil ou no exterior. Qualquer que seja a organização, ela depende de consumidores. Clientes. Usuários. Chame como quiser. Até mesmo a montanha russa que vem ilustrando este texto precisa de pessoas que sintam o desejo de experimentar seus altos e baixos. Sem interesse, nada acontece. Seríamos simplesmente negócios prontos para agir em um mundo no qual todos permanecem congelados no mesmo lugar.

Não à toa, a experiência do cliente em plena indústria 4.0 é o foco de todas as ações. Outros pontos importam, sim. Mas é no consumidor que está posicionado o grande e mais importante canhão de luz de qualquer empreendimento que busca se expandir no mercado. 

A transformação digital tem papel essencial neste quesito, pois nos permite reunir diversas informações com base no comportamento de nosso público-alvo para, de alguma forma, estreitar esse relacionamento e personalizar o atendimento.

A McCormick, uma produtora internacional de molhos para saladas e outros pratos, sentiu a necessidade de criar uma aproximação com seus consumidores. Com isso, lançou a FlavorPrint. A ferramenta identifica os padrões de preferência do usuário com base na navegação dele pelo site e sugere opções de receitas que combinam com as suas pimentas preferidas, por exemplo.

04. Processos mais ágeis e precisos
Pense que, além de digitalizar todas as operações da organização e passar a fazer parte da grande família Cloud, estar a bordo desta montanha russa reduz ou até elimina procedimentos que não precisam mais da interação humana para serem realizados. Uma vez que a equipe não precisa mais se ocupar com atividades que consomem boa parte do dia, como o arquivamento ou a organização de documentos, os colaboradores dispõem de mais tempo e disposição para focar em tarefas estratégicas.

A automatização também diminui as margens de erro e faz, em segundos, o que um humano demoraria horas para realizar. Pegue o exemplo da T-Mobile, que transformou o seu departamento de TI, automatizando 83% dos scripts de testes. Com isso, programadores, especialistas e desenvolvedores puderam dedicar mais tempo aos scripts mais complicados, deixando os processos mais simples para a máquina. 

As áreas de marketing, atendimento ao cliente e vendas também passaram por mudanças semelhantes. Nos Estados Unidos, a T-Mobile possui cerca de 50 milhões de usuários. Trabalhar com a tecnologia a seu favor, em casos assim, não é apenas inteligente, como indispensável.

05. Benefícios para as pessoas e equipes
A quantidade de dados disponíveis na nuvem é infinita. Saber o que fazer com essas informações é crucial para obter resultados vantajosos em quaisquer áreas de atuação. A análise de big data permite que os negócios façam avaliações muito mais detalhadas e precisas sobre as preferências de clientes, o que possibilita o desenvolvimento de atendimentos mais personalizados e que estão de acordo com necessidades bastante específicas.

A transformação digital também faz com que gestores tenham visão mais ampla sobre o andamento das atividades nos empreendimentos, conseguindo prever pontos críticos e antecipar a resolução de problemas. Quando as informações são disponibilizadas em tempo real, fica mais fácil alterar o andamento de um processo antes que tudo desmorone. O insight das operações em real time, incluindo o desempenho de ativos, são ótimas cartadas para qualquer gestor.

É claro que todas essas vantagens, quando combinadas entre si e bem gerenciadas, se desdobram em benefícios não apenas corporativos, mas também para os profissionais envolvidos no sistema. 

Por conseguirem otimizar o tempo e aumentar a produtividade, os colaboradores costumam compartilhar mais conhecimento e passam a trabalhar em nome de um bem comum. Não é mais cada um por si. O objetivo é claro, o foco está no cliente e, com isso, os processos tornam-se mais simples e os resultados são vistos mais rapidamente. 

A linha de hotéis Marriott usou a tecnologia para valorizar seus funcionários, estabelecendo uma política de troca e colaboração. "Adotou uma solução para valorizar as melhores práticas, acelerar processos de tomada de decisão, reunir propostas e avaliar ideias. A prática garante que inovações e informações não passem despercebidas e que possam, ao contrário, ser compartilhadas por toda a rede."

Há um verdadeiro empoderamento das pessoas, que conseguem desempenhar seus papéis mesmo remotamente. A virtualização de processos permite que os profissionais trabalhem de onde estiverem, estejam eles em casa ou passando férias no Caribe, in loco ou em campo, com acesso completo a todas as informações que precisam dentro de segundos.

Interessou? Saiba mais sobre a transformação digital aqui.

 
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