Apostas do Marketing Digital para 2021 vão dos investimentos em tecnologia até a qualificação de influenciadores
Com a audiência da internet atingindo proporções estratosféricas – são mais de 800 milhões de telespectadores acessando lives ao redor do mundo, por exemplo – a experiência dos usuários será cada vez mais valorizada
Se 2020 deve ser celebrado como um ano marcado pela ascensão dos influenciadores digitais, que tiveram as atenções do público multiplicadas em meio à pandemia do covid-19, 2021 pode até consolidar a presença desses profissionais no dia a dia dos consumidores, mas não, contudo, sem uma qualificação das pessoas que se propõem a realizar tal trabalho. Assim como ao consolidar os investimentos de marketing digital no próximo ano, as empresas estarão cada vez mais seletivas em busca de assertividade.
As apostas crescem, mas o direcionamento desses recursos vai estar cada vez mais alinhado a um bom planejamento estratégico, que observará para onde estão se deslocando os diferentes públicos; que canais são mais acessados por eles; e quais ferramentas tecnológicas estão em alta, e podem contribuir para melhorar a jornada do consumidor.
Com a audiência da internet atingindo proporções estratosféricas – são mais de 800 milhões de telespectadores acessando lives ao redor do mundo, por exemplo – a experiência dos usuários será cada vez mais valorizada. Daí a busca pelo máximo de personalização passa a ser o primeiro mandamento em 2021. Portanto, os canais de atendimento ao cliente exigirão atenção redobrada, com a finalidade de estreitar substancialmente a relação com os usuários.
Mais do nunca, a qualidade do marketing do conteúdo vai falar alto em 2021. É notório o engajamento sempre dependeu e vai depender cada vez mais disto. E vai se destacar quem apresentar as melhores soluções às necessidades dos consumidores por meio da oferta de informação qualificada na hora certa.
Outra ferramenta indispensável para o sucesso do marketing digital é a tecnologia. E como em outros setores, em 2021, deve se destacar a Inteligência Artificial.
No atendimento ao cliente, por exemplo, a tecnologia é utilizada para automatizar os processos, bem como desenvolver robôs de atendimento ou assistentes virtuais - conhecidos como chatbot - para interagir com o cliente via chat de site, rede social e aplicativos, entre outros. E os benefícios não param aí.
O poder de alcance e a capacidade de disseminar os anúncios pagos, por meio da mídia programática, de acordo com os hábitos dos consumidores, tornam a IA uma aliada inigualável para se aumentar a conversão.
Monetizar conhecidas ferramentas de marketing que se renovam constantemente nas redes sociais é outra estratégia de valor inestimável. O story, por exemplo, que impulsionou velozmente o Instagram, é uma prova dessa tendência: conteúdo curto, temporário e que traz alto engajamento.
É recomendável ainda toda a atenção aos recursos audiovisuais que estão ditando os costumes dos novos tempos. Podem fazer diferença todos os formatos: podcasts, vídeos e audiobooks, entre outros.
Enfim, todos esses recursos têm capacidade de diversificar o conteúdo, melhorar o engajamento, estreitar relacionamento com diferentes públicos e adicionar ainda mais valor ao marketing digital.
Por: Thiago Cavalcante
Diretor de Atendimento e novos negócios na Inflr e Adaction Brasil