Inteligência de Mídia na tomada de decisões das empresas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Inteligência de Mídia na tomada de decisões das empresas

As empresas têm a sua disposição ferramentas tecnológicas que permitem a realização de análises de Inteligência Artificial capazes de elaborar dados cada vez mais precisos

Por | 22/08/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Nunca houve tanto acesso à informação como atualmente. Ela está disponível em todo lugar: nos veículos de imprensa, nas redes socais, em vídeos do YouTube, em blogs, portais de notícias e entretenimento, etc. E agora, mais do que nunca, essas informações tornaram-se uma ferramenta muito valiosa para que as empresas possam entender o cenário em que se encontram, como são reconhecidas por seus públicos-alvo, como está a concorrência e quais as tendências de seu setor de atuação.

Com esse "aparato" em mãos, podem definir qual caminho devem adotar em seus planejamentos estratégicos de negócios, com o objetivo de fortalecer seu posicionamento no mercado e estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes. Aí entra a importância de se contar com um plano consistente de Inteligência de Mídia. Faz-se necessário abordar a mídia espontânea com método, ciência e indicadores. Diria até que é fundamental usar a ciência de dados: focando na convergência de informações de comunicação, marketing e negócios.  É, por essa razão, que cada vez mais vemos a mídia espontânea sendo gerenciada por comunicação e marketing, mas com uma forte ajuda de BI (Business Intelligence) das companhias.

Uma profunda análise qualitativa e quantitativa da marca, do produto oferecido, do setor e da concorrência é crucial para que essa conexão ocorra de maneira efetiva. Bem como a análise de audiência por segmento e tipo de mídia e do conteúdo de mídia espontânea, seja online, impressa, social ou RTV.

As empresas têm hoje, à sua disposição no mercado, ferramentas tecnológicas que permitem a realização dessas análises que, graças ao uso de Inteligência Artificial, trazem dados cada vez mais precisos para sua tomada de decisão. Entre elas, produtos que possibilitam que a empresa gerencie as informações de maneira estratégica. A ideia é que os clientes tenham uma visão mais completa sobre os temas relacionados ao negócio. Do monitoramento das notícias, passando pela distribuição de conteúdo, até a análise e mensuração dos resultados, tudo é pensado para que as empresas possam pautar o mercado de maneira assertiva, obtendo mais visibilidade e engajamento com as suas ações de Relações Públicas e Comunicação.

Em países como os Estados Unidos, China e Canadá, muitas empresas já estão atentas à importância da Inteligência de Mídia para o fortalecimento e crescimento de seus negócios. No Brasil, as empresas já estão percebendo a necessidade de mudar sua forma de encarar a mídia espontânea.

Por: Thais Antoniolli

Presidente da PR Newswire (América Latina)


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss