O desafio da organização do tempo em um trabalho criativo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O desafio da organização do tempo em um trabalho criativo

Trabalho criativo não é uma linha de produção. Não se vende soluções de marketing a quilo, em pacotes com 12 unidades e nem em pastilhas. Jamais seguiremos uma receita

Por | 18/04/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Trabalho criativo não é uma linha de produção. Não se pode esperar que ideias, inovações e estratégias de comunicação e marketing saiam perfeitamente lapidadas e encaixotadas em um período de tempo específico, como em uma fábrica. Não se vende soluções de marketing a quilo, em pacotes com 12 unidades e nem em pastilhas. Podemos, obviamente, nos nortear por estudos, por casos de sucesso, por novas tendências. Mas jamais seguiremos uma receita.

Posto isto, no mundo perfeito, teríamos o tempo necessário para que as grandes ideias surgissem, assim como as soluções para os problemas e desafios das organizações, sem pressões. Simples. Pena que, sabemos muito bem, não é assim. A grande encruzilhada com que temos que lidar diariamente é o fato de que temos que trabalhar com uma atividade que, por sua natureza, não é instantânea, mas em um mercado que exige, cada vez mais, soluções rápidas.

O caminho para a solução desse impasse (e de muitos outros no mundo moderno) está em uma premissa básica: é preciso saber gerir bem o seu tempo. Para criar soluções e estratégias de marketing, por exemplo, é preciso fazer um mergulho profundo em um tema. Se perdemos nosso tempo com distrações, como o uso indiscriminado das redes sociais, esse mergulho será mais demorado, prejudicará a concentração e o resultado final esperado. Outro fator que pode prejudicar as novas ideias é o acúmulo de tarefas. Quando há muitas tarefas a se realizar, e um monte de preocupações, isso acaba por inibir a criatividade.

Assim como o planejamento financeiro nos ensina que, se valorizarmos os centavos, daremos valor ao milhão, na gestão do tempo só seremos capazes de valorizar as 24 horas que temos se valorizamos cada segundo do nosso dia. Esse é o começo. A partir disso, e com tarefas organizadas, haverá mais tempo para criar e até para aquela distração diária (pois ninguém é de ferro).

Muitos estudos já mostraram que as pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo ficam prejudicadas em outros âmbitos. Elas se sabotam muito, perdem convivência, lazer, inteligência emocional e isso influi na capacidade de se concentrar nos momentos em que é preciso criar. O segredo não está em ter mais tempo para o trabalho, mas em conseguir administrar o seu tempo para tudo.

Mas então, o que fazer para melhorar? O primeiro passo para uma mudança definitiva nesse aspecto é a conscientização de que é preciso valorizar cada minuto do seu dia e abandonar definitivamente as distrações, pelo menos enquanto tiver algo importante a fazer. Também fica claro que não é recomendável continuar escravo das multitarefas. É possível, sim, fazer muitas coisas em um dia, mas é preferível que seja uma de cada vez.

Além de produtividade, esse compromisso é o caminho para um trabalho bem feito. Outro ponto crucial é a necessidade de organização, mental, e também do ambiente físico. Em um ambiente organizado, comprovadamente, o trabalho é mais agradável, assim como as ideias fluem melhor em uma mente organizada. É preciso ter em mente, sobretudo, que essas medidas exigem sacrifício. Até se tornar hábito, saber gerir bem o tempo, abdicar as distrações, será um grande esforço, mas vale a pena.

Por fim, mesmo no mundo moderno, em que somos bombardeados de informação diariamente, para se alcançar o sucesso, não basta ser criativo, ainda vale a máxima atribuída a Thomas Edson, inventor da lâmpada: "A genialidade é fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração".

Por: Tathiane Deândhela

CEO do Instituto Deândhela. Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master CoachTrainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss