Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Fatores de Sucesso para Inovação e Criação de Cenários Futuros

A compreensão do melhor mix de Markeitng e das alternativas de cenário podem ser alcançadas por meio de ferramentas de pesquisa e simulações que você pode ver aqui

Por | 03/09/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Dada a complexidade do mercado atual, as variáveis que impactam o momento do lançamento de um produto parecem não ter fim. A instabilidade dos budgets e a reação da concorrência tornam cada vez mais necessário desenhar grandes estratégias em cenários que permitam antever possíveis mudanças.

Da mesma forma, as constantes variações do contexto exigem monitoramento contínuo das tendências, pois diferenciar-se dos produtos já existentes no mercado é um fator chave de sobrevivência. A compreensão do melhor mix e das alternativas de cenário podem ser alcançadas por meio de ferramentas de pesquisa e simulações.

O simulador clássico reproduz a elasticidade de preço. Possibilita avaliar o preço ideal para um produto e simula a reação da concorrência, bem como cenários de canibalização. Outra ferramenta tradicional - o teste de produto - passou por inovações que permitem simular qual seria a avaliação do consumidor se a quantidade de ingredientes fosse alterada.

A avaliação de imagem, por sua vez, tornou-se dinâmica. Antes, oferecia uma visão estática da marca. Hoje, permite identificar quais mensagens e motivações poderiam melhorar o seu share. Porém, o novo e mais interessante recurso é o simulador de volume. Por abranger todos os drivers que impactam um lançamento, torna-se um aliado fundamental, para composição do mix, gerando diversos cenários hipotéticos com o qual o lançamento pode confrontar-se.

Depois dessas previsões, vem o momento pós-lançamento: a vida real. A avaliação e reavaliação contínuas de mercado mostram-se indispensáveis para o sucesso a curto e longo prazo. Trackings de monitoramento de lançamento corrigem rotas, apontam rapidamente problemas na execução e mostram fatores do lançamento que devem ser ajustados.

A longevidade do lançamento demanda contínuas mudanças, com objetivo de manter a relevância e originalidade. Da mesma forma como ocorre antes do lançamento, é preciso sempre acompanhar as transformações que ocorrem na conjuntura do mercado, inclusive dos consumidores, que devem ser compreendidos como pessoas em suas reais motivações.

Quais perguntas devem ser feitas antes de lançar um novo produto? Conheça os 9 drivers de performance da inovação. Exclusivo para assinantes.

Fatores de Sucesso para Inovação e Criação de Cenários Futuros

Por: Tania Cerqueira

Diretora da Ipsos InnoQuest


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss