Assessoria de imprensa na pequena empresa, por onde começar? | Mundo do Marketing

Patrocínio

Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Assessoria de imprensa na pequena empresa, por onde começar?

Você acha que sua empresa é pequena para gerar valor e interesse da mídia? Que tal começar a conhecer o passo a passo para implantar uma assessoria de imprensa na sua empresa?

Por | 02/02/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

O tempo em que investir em comunicação era coisa para gente grande ficou para trás. Pequenas empresas precisam de notoriedade e possuem informações valiosas para a imprensa. Além disso, são fontes fundamentais na economia do país e na geração de empregos.

Um dado que comprova isso é a recente pesquisa "Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia", realizada pelo SEBRAE em junho de 2014, em que aponta que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) somam cerca de 9 milhões de negócios no Brasil e são responsáveis por metade dos empregos formais do país. Outro dado que aponta o potencial dessas empresas está na sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) que, em 2001 era de 23,2% e, em 2011, atingiu 27%. O crescimento é correspondente a um quarto do PIB do Brasil.

Você ainda acha que sua empresa é pequena demais para gerar valor e interesse da mídia? Que tal começar a conhecer o passo a passo para implantar uma assessoria de imprensa na sua empresa?

1. Encare a possibilidade de ter uma assessoria de imprensa como inovador e, principalmente como uma forma de gerar oportunidades com consumidores e formadores de opinião;

2. Investir em comunicação não deve ser encarado como custo ou desperdício de dinheiro, mas sim, como estratégia fundamental para o crescimento sustentável da empresa;

3. Busque uma agência de assessoria de imprensa quando o seu negócio e seus representantes tenham capacidade para o atendimento das demandas que uma consultoria de comunicação vai precisar. Parceria e comprometimento devem andar juntos para que os resultados sejam atingidos;

4. Tenha em mente que a assessoria de imprensa é como um plano de voo para a empresa, ou seja, ela é fundamental e deve fazer parte do dia a dia do negócio. Isso quer dizer que ela não deve ser deixada em segundo plano, quando outras demandas também surgirem;

5. É imprescindível que os donos da empresa tenham clareza sobre seus negócios e organizem as informações que desejam passar à imprensa, como: "Qual o diferencial da minha empresa?", "Qual é o público-alvo que desejo atingir?", "Como está meu pós-venda?", "O que tenho de melhor para transmitir ao mercado?". Quando estas e outras questões estão bem respondidas, a estratégia de comunicação pode começar;

6. A partir do momento em que sua empresa decide contratar uma assessoria de imprensa, comunique a todos os colaboradores e parceiros, afinal, eles também são parte do negócio e podem acrescentar, inclusive, com sugestões e problemas que muitas vezes não chegam aos ouvidos da diretoria;

7. Estar preparado para ouvir críticas também é tão importante quanto para receber elogios. Uma vez que sua empresa está exposta é possível ter feedbacks positivos e negativos, isso é válido para que novas soluções surjam e seja possível diagnosticar onde melhorar. É necessário que a sua empresa tenha maturidade para encarar opiniões divergentes;

8. Levante informações imprescindíveis e prepare alguns arquivos da empresa, como fotos, vídeos e documentos, que possam ser de interesse da assessoria de imprensa. Afinal, a agência precisa conhecer a história da sua empresa para traçar estratégias que vão de encontro à missão, visão e valores do seu negócio;

9. Avalie o perfil da agência de assessoria de imprensa que prestará serviço para sua empresa, considerando pontos, como: capacidade de atendimento e tempo dedicado às necessidades da sua empresa, cases trabalhados e resultados atingidos na mídia, além da qualificação dos profissionais que atuam na agência. Pense ainda que, menos pode ser mais nesta hora, pois, muitas vezes, pequenas agências conseguem atendimento praticamente exclusivo para o seu negócio.

Todos prontos? Mãos à obra!

Por: Talita Scotto

Diretora de comunicação da Agência Contatto