Quantos profissionais de marketing preciso para trocar uma lâmpada?
Você já parou para pensar que frases, incentivos ou pontuações gramaticais inspiram seu cliente a tomar uma atitude frente às suas campanhas de e-mail marketing?
Por Suelen Giacomele | 09/06/2015
pauta@mundodomarketing.com.br
A resposta é: um (se ele souber trocar a lâmpada). Na verdade este texto não é sobre eletricidade ou atividades domésticas. Se você começou a ler este parágrafo foi porque o título lhe atraiu. Essa é exatamente a importância do campo "assunto" nas estratégias de e-mail marketing. O conteúdo presente no subject do e-mail marketing é coisa séria: é ele que define se o usuário vai ou não abrir a sua peça. Você já parou para pensar que frases, incentivos ou pontuações gramaticais inspiram seu cliente a tomar uma atitude frente às suas campanhas de e-mail marketing?
Esse questionamento foi o tema da pesquisa da Phrasee, uma empresa de automação de textos em e-mail marketing que analisou 700 milhões de e-mails enviados em 2015 por empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Os pesquisadores isolaram o impacto de elementos específicos nos subjects e examinaram como eles afetaram as taxas de aberturas, cliques e cliques sobre abertos. Sobre esses fatores, eles geraram uma pontuação que classifica a eficácia dos termos utilizados.
Veja os principais resultados dos textos avaliados e aproveite as dicas para tornar seu e-mail marketing mais atrativo e vendedor:
Ação
Assuntos que possuem palavras indicando algo novo, como "apresentamos", tendem a ter um bom desempenho, assim como os verbos experienciais, a exemplo de "celebre", "ganhe". Outro ponto é ser direto. A palavra "compre" está em terceiro lugar.
Veja os 10 termos que indicam ação que tiveram o melhor desempenho no estudo:
1 - introducing (apresentamos)
2 - celebrate (celebrar)
3 - buy (compre)
4 - get your (pegue o seu)
5 - continues (continua)
6 - love (amor)
7 - grab a bargain (aproveite a pechincha)
8 - win (ganhe)
9 - shop (compre)
10 - check out (confira)
Personalização
Quanto mais personalizadas as mensagens, maior a chance de elas converterem, correto? Até certo ponto em se tratando de linhas de assunto. Quando você usa o nome da pessoa no subject, a pesquisa aponta que funciona, como você pode ver na lista abaixo. Mas usar o produto personalizado, mesmo com base em análises preditivas, pode não causar uma boa impressão:
1 - just for you (só para você)
2 - personalized for you (personalizado para você)
3 - including first name (incluindo o primeiro nome no assunto)
Vendas
Assuntos de e-mail marketing que incluem as frases "pedidos acima de" e "seu próximo pedido" tendem a inspirar mais ação dos usuários. Veja os termos que tiveram maior pontuação na pesquisa:
1 - on orders over (em pedidos acima de)
2 - orders over (pedidos acima de)
3 - off selected (selecionados em oferta)
4 - your next order (seu próximo pedido)
5 - available (disponível)
6 - 24 hour offer (oferta de 24h)
7 - save an extra (economize um extra)
8 - voucher (vale)
9 - our sale (nossa promoção)
10 - clearance (equivalente "queima de estoque")
Frete
A frase "mais entrega grátis" em linhas de assunto é um grande sucesso com os consumidores, levando a taxas de abertura, clique e clique sobre aberto acima da média:
1 - plus free delivery (mais entrega grátis)
2 - free delivery (entrega grátis)
3 - delivery & returns (entrega e devolução)
4 - delivery (entrega)
5 - next day delivery (entrega para o outro dia)
6 - + free shipping (+ frete grátis)
7 - and free delivery (e entrega grátis)
8 - free shipping (frete grátis)
9 - shipping (frete)
10 - get free delivery (tenha entrega grátis)
Urgência
Dar senso de urgência ao subject pode funcionar como pode causar a impressão de que "é sempre `só amanhã´ ou `só hoje´". Portanto, use os termos com bom-senso:
1 - sale starts (início das vendas)
2 - back in stock (de volta ao estoque)
3 - stock (estoque)
4 - sale now (promoção agora)
5 - now in (agora em)
6 - supply (suplementos, estoque)
7 - now (agora)
8 - sales end soon (promoção vai acabar em breve)
9 - this weekend (este fim de semana)
10 - now available (agora disponível)
Algumas considerações importantes
- Nem tudo funciona para todos: faça testes com os assuntos dos seus e-mails;
- O passado importa: analise o histórico das suas campanhas que melhor performaram e tente encontrar pontos em comum nos assuntos delas;
- Seu cliente importa: às vezes o que funciona para os compradores da marca x não vai funcionar para consumidores da marca y. Conheça profundamente a sua base de contatos;
- O snippet é um aliado: faça dele uma extensão do assunto e torne sua comunicação mais atrativa.
Por: Suelen Giacomele
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