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Mobilidade em prol de comunidades inclusivas e inteligentes

No SXSW, tive a oportunidade de falar sobre a temática da inteligência artificial para cidades inteligentes e como a colaboração entre o público e privado podem mudar as cidades

Por | 25/03/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Na semana passada, tive o privilégio de participar do maior evento internacional de economia criativa, tecnologia, inovação e cultura, o South by Southwest, que chega a sua vigésima segunda edição, na efervescente cidade de Austin, no Texas. Nesse ano, um tema borbulhou pelas sessões: as cidades. Mais do que isso, como humanizar as cidades, torna-las comunidades inclusivas e sustentáveis, como usar a tecnologia à favor da gestão e da experiência das pessoas? 

Não há como falar de cidades inteligentes sem discutir mobilidade, um dos maiores desafios globais do século XXI. Ao menos trinta cidades no mundo concentram mais de 7 milhões de pessoas, algumas com uma densidade quase inimaginável, como Dhaka, em Bangladesh, que tem mais de 29 mil pessoas por quilômetro quadrado. Das cidades mais populosas às menores, os enormes desafios de conectar cidadãos por meio de um transporte acessível, eficiente e seguro são compartilhados. 

No SXSW, tive a oportunidade de falar um pouco sobre a temática da inteligência artificial para cidades inteligentes, a economia compartilhada entre os modais de transporte e como a colaboração entre as esferas pública e privada podem mudar as cidades e devolvê-las às pessoas. Foi uma honra participar do painel promovido pela Casa Brasil, da Apex, que trouxe os True Makers - start-ups que estão ajudando a resolver problemas reais do país. 

O SXSW também é lugar para sonhar alto - e, quem sabe, perto! Houve muita discussão sobre os prós e contras dos carros autônomos e até a levitação magnética que pode mudar pra sempre a forma como pensamos transporte em massa. Os combustíveis também podem ser mais inteligentes, carros movidos a hidrogênio, por exemplo, abriram uma nova perspectiva na gestão de recursos e sustentabilidade.

Independentemente de sonhar com as cidades dos Jetsons, o desafio que fica pra gente é: o que podemos fazer hoje, para tornar a mobilidade um pilar para melhorar a vida das pessoas? Essa é a pergunta que está na cabeça de todos os funcionários da 99. Nossas áreas de Produtos, Tecnologia, Segurança, Operações, Políticas, Marketing e Atendimento ao Cliente colaboram diariamente para trazer soluções que melhorem nossa experiência no transporte urbano, mas também na qualidade de vida e na economia.

Acreditamos na relação direta das pessoas com a tecnologia como meio para agregar valor real e solucionar problemas reais. Cobrando menos de todos, de forma que o passageiro pague menos e o motorista ganhe mais, todos acabam ganhando juntos. O conceito "High tech High touch" se torna aplicado na democratização do acesso ao transporte promovendo um trabalho digno e rentável. 

Trabalhamos, por exemplo, com inteligência artificial para equilibrar a oferta e a demanda de carros pela cidade, de forma a garantir o acesso em todas as regiões, sendo uma ferramenta fundamental em nossos serviços de segurança para motoristas e passageiros, seja no monitoramento urbano, na avaliação de comportamentos arriscados ou até no combate ao assédio. Recentemente, lançamos um algoritmo que aprende com nossos passageiros e motoristas a reconhecer termos em comentários na plataforma que remetem ao assédio - o que nos ajuda a tratar e prevenir.

Para nós, o marketing tem a responsabilidade - de extrema importância - de abrir espaço para a discussão e educar sobre como internalizar um novo serviço ou produto inovador no dia a dia. Conscientizar o consumidor, garantir a qualidade e a experiência do serviço e reforçar a mensagem de inovação das marcas ao mesmo tempo em que novas tecnologias estão sempre a caminho são as grandes lições do marketing para o futuro da comunicação na mobilidade urbana.

O SXSW nos provou que estamos na ponta do iceberg da inovação quando o assunto é mobilidade e que a comunicação e a relação entre as marcas são extremamente positivas. Austin foi uma experiência inesquecível, que deixou para nós uma grande missão: devemos praticar comunicação a serviço da conscientização e, assim, transformar as cidades em comunidades inclusivas e inteligentes. Lugares melhores para se viver. 

Por: Stella Brant

Stella Brant é diretora de Marketing da 99 e foi palestrante no painel True Makers, realizado na Casa Brasil, promovida pela Apex durante o SXSW 2019


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