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Digital

A transformação digital em tempos de pandemia

O comércio eletrônico mudou a maneira de consumir e trouxe uma oportunidade do ponto de venda físico se transformar e unir forças com o digital

Por Silvio Veloso - 25/11/2020

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou e mudou à nossa maneira de viver, trabalhar e se relacionar. O cuidado um com o outro nunca foi tão importante. As marcas que já estavam acostumadas a ter esse papel, precisaram se reinventar para estarem mais próximas de seus consumidores, apoiando-os neste momento de isolamento social, criando iniciativas para garantir produtos essenciais para o seu dia-a-dia em casa.

Seguimos com a necessidade de abastecimento de alimentos, produtos de higiene e limpeza. E para muitas pessoas que estão evitando sair de casa, o e-commerce se tornou um aliado somando-se aos canais tradicionais, oferecendo uma alternativa para os consumidores, especialmente aqueles que nunca tiveram uma experiência online. O intuito é um só: manter a segurança, mas ainda ter acesso aos produtos e serviços com os quais já estavam habituados.

Esses novos hábitos permitiram que muitos consumidores realizassem suas primeiras experiências de compra digital. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen divulgada em agosto, o faturamento com as vendas online subiu 47% no primeiro semestre, totalizando R$ 38,8 bilhões. Ao todo, foram feitos R$ 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020, sendo que cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%.

O comércio eletrônico mudou a maneira de consumir e trouxe uma oportunidade do ponto de venda físico se transformar e unir forças com o digital para oferecer uma experiência única ao consumidor. As marcas precisam estar dispostas a responder às necessidades dos clientes e em oferecer a melhor jornada de compra, não apenas com relação a produtos de qualidade, mas proporcionando muito mais conveniência, facilidade e acesso. Esse empurrão da transformação digital traduziu o que já se sabia: não há escolha, é inovar ou inovar.

As evidências não cessam! Segundos dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o comércio eletrônico que já era uma tendência mundial, aumentou sua base de usuários em 70%. Para ilustrar essa informação, em condições normais, levaria 10 anos para atingir o incremento no número de novos usuários que foram atingidos em apenas 3 meses.

Por isso, é fundamental hoje uma marca ter presença no mundo online através de lojas próprias e, ao mesmo tempo, buscar alternativas devido a diversidade de modelos de negócio que temos no ambiente digital e a complexidade de perfis de consumidores e canais, dessa forma entregamos consistência, mas também experiência de compra.

A transformação digital vem contribuindo para os esforços da Kimberly-Clark em ampliar o relacionamento com o consumidor em diversos canais de vendas. Lançamos recentemente a plataforma essencialpravc.com.br, com a proposta de disponibilizar aos nossos consumidores todo o portifólio de produtos das marcas Huggies, Neve, Kleenex, Intimus, Plenitud e Scott. Um dos objetivos é tornar este e-commerce proprietário, uma ferramenta estratégica da companhia para analisar as necessidades e comportamentos de compras dos nossos consumidores. Além disso, estamos presentes em mais de 50 sites de e-commerce no Brasil, em diversas modalidades, como farmácias, varejos suplementares, pure commerces, marketplaces, aplicativos, entre outros.

As transformações que observamos hoje no e-commerce já estavam acontecendo nos últimos anos devido ao novo perfil e jornada do consumidor. Não é à toa que a Kimberly-Clark vem reinventando a maneira de se comunicar com seu público, reforçando o DNA de inovação da companhia, que é uma das principais estratégias da empresa ao longo da sua história - inovar é também se antecipar para trazer soluções ou corrigir problemas ao longo da jornada.

Não sabe por onde iniciar seu processo de transformação digital? Acesse este link onde apresentamos um guia exclusivo para começar!

Por: Silvio Veloso

Diretor de Transformação Digital da Kimberly-Clark