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Departamento de Marketing que não é Departamento de Marketing

Andando em empresas de bens de capital muitas vezes podemos nos deparar com um cenário constante dentro do departamento de Marketing ? ele simplesmente não existe

Por | 31/03/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Lembro-me até hoje em meu primeiro emprego efetivo em um departamento de Marketing de uma empresa B2B. Eu já havia estagiado anteriormente em uma multinacional de bens de consumo e jurava ser uma pessoa de Marketing. Até o dia em que meu gerente abriu os olhos para a cruel realidade: ele pediu para o departamento inteiro mudar a assinatura do e-mail de "Departamento de Marketing" para "Marketing Comunicação", visando ficar mais aceitável, pois na verdade nós só fazíamos a comunicação da empresa.

Meu mundo caiu! Além de chocada, passei dias refletindo a respeito, mas depois realmente vi que ele tinha razão. Andando em empresas de bens de capital muitas vezes podemos nos deparar com um cenário constante dentro do departamento de Marketing - ele simplesmente não existe.

Não estou me referindo às empresas que realmente não possuam essa estrutura dentro da corporação, mas sim das tem um departamento com o nome de Marketing, mas que na verdade só faz comunicação, sendo responsável por alguns poucos layouts de anúncios e organização de feiras de negócios. Isso quando não vem tudo padronizado da matriz mundial da empresa, e o profissional de Marketing encarrega-se mais de replicar e auditar o conteúdo do que colocar em prática as outras milhares de ferramentas que aprendemos.

artigo, b2b, marketing, comunicação

É claro que por trás de cada mídia veiculada e cada feira feita existe uma estratégia por trás, mas vemos que a verdadeira essência da estratégia da empresa - isso quando essa realmente existe - fica nas mãos da equipe de Vendas ou dos CEO´s da empresa.

A vida de um profissional de Marketing dentro de uma empresa de B2B nem sempre é fácil, pois o caminho das pedras é diferente em cada uma delas e em cada segmento. É necessário encontrar uma forma de agregar verdadeiro valor à função dentro da empresa para cada vez mais conquistar espaço, valor e recursos, em especial nas companhias que ainda tem a pobre visão de que o Marketing é o "mal necessário".

Uma empresa B2B nunca será igual a uma B2C, mas é possível entregar uma comunicação eficiente e relevante. Existem milhões de ferramentas a explorar que vão desde o marketing de relacionamento, o trade, a mídia segmentada, o aproveitamento real de uma feira de negócios e até mesmo a implantação de uma área de inteligência de mercado.

O importante é manter sempre em mente que passo a passo é possível conquistar mais espaço para chegar cada vez mais perto da estratégia da empresa, tornando-se indispensável e ganhar definitivamente o respeito que nossa profissão merece.

Leia também: O "novo" Marketing de Contexto. Pesquisas do Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

Planejamento Estratégico | Marketing de Contexto | Marca | Branding

Por: Sílvia Oshiro

Formada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Administração de Empresas pela FGV, atua há 10 anos em Marketing, Comunicação e Inteligência de multinacionais privadas no segmento industrial, automotivo, bens de consumo e também é docente na área.


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