A comunicação interna morreu? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A comunicação interna morreu?

Não deixe a comunicação interna morrer. Melhore a forma de sinalizar o que é importante, diversifique canais, treine líderes como comunicadores e torne a empresa um organismo vivo

Por | 05/02/2015

Compartilhe

Se tem uma coisa que a vida moderna nos deu foi a democratização do acesso à informação. Com as novas tecnologias, trocamos e acessamos informações instantaneamente, sobre tudo e sobre todos. Por outro lado, tudo que a inovação na forma de buscar informações nos tirou algo que é fundamental para absorver o conhecimento que esta mesma informação nos proporciona: o tempo.

Vivemos uma situação paradoxal. No momento mais farto de distribuição de informação da história humana, não conseguimos consolidar conhecimentos na velocidade ou na proporção que fazíamos antes. É cada vez mais difícil separar o joio do trigo e absorver a informação que vai te levar a um patamar diferente do ponto de vista cultural, intelectual, profissional.

Quando transferimos esta realidade para o mundo corporativo, talvez consigamos resumir o caos. Práticas arcaicas e sem efeito são ainda os principais pilares das corporações na hora de comunicar seus colaboradores, de fazê-los mais engajados, motivados e comprometidos.

O e-mail não pode mais ser encarado como a principal ferramenta de seus colaboradores. Ele hoje é o grande vilão da improdutividade, pouco lido e milhões povoam a sua caixa todos os dias. Serve para auto-proteção caso algo dê errado adiante (eu não tenho culpa, mandei o e-mail...).

E o que fazer? Algo precisa ser feito. Hoje o desafio é segmentar a sua empresa pelo comportamento, descobrir o que chama a atenção destes grupos e que canais estas pessoas utilizam. Diversifique a abordagem para diminuir o risco de perder a mensagem.

Busque locais e momentos que estas pessoas tiram suas pausas, seus "breaks" e torne este local um espaço de informação relevante. Seja com monitores dinâmicos ou até mesmo os antigos murais, que sabe? Depende de sua cultura empresarial. Use o mobile. Onde mais estão seus colaboradores se não em um smartphone ou telefone celular? É um método barato e muito eficiente

Use a liderança o máximo possível, inclusive de forma presencial. Vídeos periódicos que mostram o direcionamento estratégico e resultados também ajudam, mas nada melhor que uma apresentação do chefe a todos. Isso possibilita reconhecimento instantâneo, passa a mensagem, todos se sentem iguais ao receber a informação simultaneamente e economiza tempo de todos, até do próprio líder.

Por isso, não deixe a comunicação interna morrer. Melhore a forma de sinalizar o que é importante, diversifique canais, treine seus líderes como comunicadores e torne sua empresa um organismo vivo, de verdade.

Faça com que a informação que interessa chegue às pessoas e torne seu ambiente mais leve e produtivo. Sem rádio peão, sem dúvida sobre a transparência da liderança. Resumindo: não subestime a sua marca como empregadora. Se você não investe nela, não está investindo em nada.

Endomarketing, comunicação interna

Por: Sergio Sabino

Sergio Sabino é Country Manager da TMP Worldwide Brasil, a maior agência de publicidade e referência em inovação e tecnologia para Recrutamento e Employer Branding no mundo. Com mais de 16 anos de experiência, acumula trajetória executiva em grandes companhias como Ford, Citibank, BlackRock e Michael Page. Sabino é formado em Marketing pela Universidade Mackenzie, MBA em gestão empresarial pela BSP e especialização em CRM pela ESPM.


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss