Artigos

Publicidade
Publicidade
Planejamento Estratégico

Entenda como o phygital está transformando o mercado

Junção de físico e digital envolve dois universos necessários para criar estratégias voltadas para o marketing 4.0, para que todas as empresas possam continuar alcançando seus clientes e atinjam novos leads

Por Sérgio Lima - 19/07/2021

O avanço da tecnologia trouxe diversas funcionalidades para todas as empresas. Mesmo assim, muitos acreditaram que com essa chegada, todas as atividades seriam substituídas do físico para o digital, perdendo assim a essência do negócio. No entanto, não é esse cenário que estamos observando nos últimos tempos e para comprovar, o conceito de physical está se destacando. A junção de físico e digital envolve dois universos, o offline e o online, trazendo para a experiência do consumidor um momento mais especial e atrativo. 

Diante disso, se faz necessário criar estratégias voltadas para o marketing 4.0, para que todas as empresas possam continuar alcançando seus clientes e atinjam novos leads, sem deixar de contar com as múltiplas plataformas digitais que existem hoje. Como um bom exemplo dessa nova modalidade, podemos falar sobre o caso da marca Amazon, com seu dispositivo Kindle, ela oferece ao mesmo tempo, opções de livros online e impressos. Isso dá acesso a tipos de consumidores específicos e diferenciados entre si, mas também dá a possibilidade de múltiplas experiências para uma única pessoa.

Podemos ressaltar ainda que esse novo universo propõe novidades que prezam pela intensidade. Para que isso aconteça de forma positiva, é necessário que os empreendedores sejam criativos e entendam que as vendas são destinadas para consumidores e gerações bem diversificadas uma das outras, então o que normalmente funciona para um, pode ter efeito contrário para outro. Por isso que o cuidado e a integração de processos precisa ser muito bem estudada antes de ser implementada no dia a dia. As ações presenciais, por exemplo, devem contar com o auxílio da inteligência artificial a fim de integrar os dois ambientes e alcançar todos os públicos. Isso fará toda a diferença. 

Para finalizar, é importante frisar que os consumidores também estão cada vez mais exigentes. Os bons resultados que eram entregues anteriormente, agora precisam caminhar junto de uma boa experiência, ações criativas, contato direto com o público, entre outros. Pesquise e entenda quem são e o que realmente os seus clientes querem de seu produto. O phygital chegou para ficar e será cada vez mais importante ações que estão inseridas nesse conceito. O universo online e offline podem ser grandes apostas e juntos trarão o sucesso para daqui em diante. Acredite, estamos no caminho certo!
 

Por: Sérgio Lima

Publicitário e especialista em marketing digital e mídia de performance.