Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A sazonalidade do consumo

Leia o artigo de Sandra Turchi, diretora de marketing da Associação Comercial de São Paulo

Por | 27/08/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A sazonalidade do consumo

Por Sandra Turchi*

Sempre que se encerra uma determinada data comemorativa para o varejo estudos e levantamentos são publicados para elucidar como se comportou o consumo no período. Recentemente, com a passagem do Dia dos Pais, que é a quinta data mais importante para o comércio, depois do Natal, Dia da Mães, dos Namorados e Dia das Crianças, observamos que os produtos mais procurados foram roupas e calçados e que a média de valor gasto em presentes foi de R$ 23,00, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizada pela Ipsos Public Affairs.

Nessas datas é típico observar um aumento na quantidade de campanhas publicitárias não apenas do varejo, mas também dos Shoppings Centers, das marcas da indústria bem como de serviços atrelados ao consumo, como financiamentos por exemplo.

Não é incomum verificarmos também anúncios de produtos com valores agregados mais altos, como móveis e automóveis, pois algumas pessoas aguardam essas datas para presentear com esse tipo de item, ou mesmo, para uma auto-indulgência.

No Dia dos pais, além dos produtos citados acima, também foi verificado aumento no consumo de itens como celulares, perfumes, ferramentas, relógios, GPS e notebooks, o que era esperado, pela sinergia desses artigos com o universo masculino. Embora, tudo dependa obviamente do "bolso" de cada um!

No período entre abril e maio verificou-se, também em estudo da Ipsos, um aumento na renda disponível, nos gastos essenciais e não-essenciais, detectando que os gastos com supermercados também cresceram, e foi verificado que os consumidores pouparam mais e se endividaram mais. Em itens da linha branca, houve destaque para aquisições de fogões e máquinas de lavar e, na linha marrom, o destaque foi para o celular, nesse caso, pode-se inferir que se deveu à proximidade do Dia das mães.

As áreas de marketing das empresas devem estar sempre atentas a esses períodos de alta sazonalidade, para não perderem a oportunidade de obter um bom acréscimo em suas vendas.

No caso do varejo, por exemplo, devem procurar adequar seus preços ao mercado, ajustar seus estoques para que não ocorra falta de produtos, o que gera grande frustração nos consumidores, bem como divulgar suas ofertas e promoções de maneira adequada ao seu público-alvo e também de acordo com o seu orçamento.

No caso dos fabricantes, seu trabalho na construção de marcas é sempre muito importante e complementa o esforço feito pelo varejo nesses momentos, pois facilita o processo de escolha pelo consumidor até mesmo antes de ele chegar ao ponto-de-venda.

No caso das empresas que dão suporte ao consumo, como as financeiras e aquelas de serviços de apoio ao crédito, por exemplo, o ajuste nesses períodos deve ser focado nas equipes de atendimento, para acelerar o processo de obtenção de crédito, que é o grande impulsionador do consumo nos dias atuais nesse país.

* Sandra Turchi é Graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto University, Sandra Turchi é a nova diretora de marketing da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É também professora nos cursos de graduação da ESPM há sete anos, coordenadora do curso de Marketing Digital da ESPM e docente no curso de Comunicação no Varejo do GVPEC da FGV-EAESP.

Por: Sandra Turchi

Sócia-Diretora da Digitalents, professora da ESPM e especialista em Marketing Digital e E-commerce


Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss