Crowdsourcing - a sabedoria das multidões | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Crowdsourcing - a sabedoria das multidões

Também chamado de ?open innovation?, muitas companhias já estão utilizando esse novo caminho colaborativo

Por | 28/02/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Por Sandra Turchi*

A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história. E quando falamos do mundo corporativo isso se torna, muitas vezes, uma questão de vida ou morte. Com o advento da internet, muitas coisas têm mudado e a forma de buscar inovação é uma delas. Talvez seja apenas mais um modismo, porém, o fato é que muitas companhias já estão utilizando esse novo caminho colaborativo, ou seja, o crowdsourcing que, segundo a Wikipedia, significa utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. É também chamado de "open innovation".

Mas como isso funciona? Muitas vezes, a empresa consulta a "nuvem", onde anuncia seu problema e estabelece um preço. Nesse caso, os participantes propõem soluções e a empresa seleciona a melhor. As propostas podem vir de profissionais ou não. Embora isso seja bem difundido nos EUA, no Brasil ainda é pouco utilizado.

Há diversos exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, como os sistemas operacionais Linux e Android, do Google, que foram criados por voluntários ao redor do mundo, o que demonstra que muitos internautas podem fornecer informações mais precisas do que peritos individuais. Ou seja, por trás disso, está a ideia de que muitas cabeças pensam melhor que uma. O maior exemplo desse conceito é a própria biblioteca virtual Wikipedia, que é tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional. Outro caso que demonstra claramente como isso funciona são as comunidades voltadas à criação de aplicativos para aparelhos móveis, como para IPhone e Ipad.

Isso é bem utilizado no mundo da tecnologia, como descrito acima, mas não apenas nesses casos. Na moda, essa tendência tem se ampliado, como nos exemplos da Nike e Ked´s, em que os internautas criam seus próprios modelos. E o mais interessante não é a venda desses itens pelas companhias e sim a repercussão gerada nas redes sociais, quando essas pessoas postam as respectivas criações em suas próprias páginas.

Um dos maiores casos de sucesso no Brasil foi a criação do carro `Fiat Mio´, lançado no último salão do automóvel, em 2010, em São Paulo. Esse projeto obteve mais de 10,6 mil ideias enviadas e mais de 17 mil participantes. Já o Zoopa é um exemplo ligado à publicidade e usado por marcas como Microsoft, Sony, Google e Nike. Nele empresas publicam seus briefings e publicitários apresentam peças e campanhas criativas, para que as melhores sejam premiadas.

Vale ressaltar a experiência de um portal holandês, chamado "Battle of concepts", cujo representante no Brasil é a empresa Terraforum. Nesse espaço, desafios são propostos a estudantes e o foco é a busca de novas soluções, produtos ou processos mais eficientes. As empresas oferecem R$ 15 mil em prêmios, distribuídos para as melhores ideias. Em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa. Falando em Tecnisa, sua experiência foi tão positiva com o crowdsourcing - nos últimos dois anos, mais de 10 processos foram remodelados - que a empresa decidiu lançar seu próprio portal de inovação em 2010, o `Tecnisa Ideias´, sendo que o seu principal interesse é o de se aproximar de grandes talentos.

Como a própria história nos mostra, a busca pela inovação não tem caminhos precisos, exatos. Ela deve ser vista, muito mais, como algo sem regras definidas, sem verdades absolutas e sem preconceitos estabelecidos. Isso me lembra do modo como os antigos navegadores se lançavam ao mar em busca de novas terras. Como dizia Fernando Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso".

* Sandra Turchi é Diretora de Marketing da Boa Vista Serviços - administradora do SCPC, Coordenadora e professora do curso "Estratégias de Marketing Digital" - ESPM e VP de Marketing da ABRAREC.

Por: Sandra Turchi

Sócia-Diretora da Digitalents, professora da ESPM e especialista em Marketing Digital e E-commerce


Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss