Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Do medieval ao digital

Falta profundidade em certas discussões e há muito destaque a essa ?emergência? que a velocidade da internet traz

Por | 16/09/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Por Sandra Turchi*

Em uma viagem recente tive a oportunidade de visitar lugares com histórias muito antigas e riquíssimas, o que me fez refletir sobre o momento que vivemos hoje. Fico preocupada com o que está sendo construído, pois ao olharmos para trás e compararmos, sinto dificuldade em perceber o que será deixado como legado relevante para a posteridade.

Com esse nosso dia a dia agitado e ainda acelerado pela moderna vida digital, no qual mal conseguimos administrar o volume de emails que recebemos, mal sabemos lidar com a quantidade de comunidades das quais participamos, além, obviamente, de todos os nossos afazeres profissionais e pessoais da vida real, me parece que não sobra espaço para mais nada.

A impressão que tenho é que não mais serão construídas obras maravilhosas, com arquiteturas rebuscadas, como castelos, palácios, ou o Párthenon de Atenas, ou o Pantheon de Roma, ou a Piazza San Marco de Veneza, ou a Torre Eiffel de Paris, ou igrejas, mesquitas, obras de arte, quadros, enfim, sinto um temor de que não estejamos tendo tempo para construir algo que se perpetue para as futuras gerações.

Sei que parece muito estranho uma análise como essa, vinda de uma pessoa entusiasta do mundo digital como eu, mas realmente é inevitável minha preocupação.

São claras as vantagens trazidas pela disseminação do acesso à web. Dentre elas destaco a democratização do conhecimento que, a meu ver, é um dos principais pontos, pois as informações estão ao alcance de qualquer pessoa, de qualquer raça, idade ou classe social. É permitido a qualquer um (pelo menos nos países do Ocidente!) acessar sites, inclusive de locais como os citados acima, bem como de museus, igrejas, governos, empresas, para que se possa saber mais sobre arte, cinema, música, medicina, política, enfim, sobre praticamente tudo. É possível saber muito mais em muito menos tempo, como nunca antes foi visto.

Mas se por um lado há esse acesso irrestrito a todo tipo de informação, ao mesmo tempo não se pode ter certeza que estamos construindo algo, mesmo que seja conhecimento ou outras inovações que sejam realmente relevantes, quando visto de forma mais ampla, pelo ângulo da história. A realidade é que toda essa informação, produzida e disseminada freneticamente, por internautas ávidos, deixa a sensação de que tudo se esvai de forma efêmera, e que bem pouco ficará preservado.

Acho triste, porém, talvez seja apenas uma preocupação infundada. Mas sinto que falta profundidade em certas discussões e há muito destaque a essa "emergência" que a velocidade da internet traz. Recentemente participei de um painel de debates envolvendo profissionais de nível sênior de marketing, no qual se levantou essa questão, e foi trazida à tona a diferença entre o que ficará e o que é momentâneo, entre o que é estratégico e o que é operacional. Muitas discussões e mesmo apresentações me parecem superficiais atualmente...infelizmente.

Mas caberá a nós, modestos pensadores, tentarmos criar alguma forma de tornar esse movimento digital e essas inovações em algo mais perene, para que tenhamos algo a contar aos nossos netos, quem sabe.

* Sandra Turchi é Superintendente de Marketing da ACSP - Associação Comercial de São Paulo - e Coordenadora do curso "Estratégias de Marketing digital"- ESPM. Contatos: www.sandraturchi.com.br - sturchi@acsp.com.br - www.twitter.com/sandraturchi

Por: Sandra Turchi

Sócia-Diretora da Digitalents, professora da ESPM e especialista em Marketing Digital e E-commerce


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss