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5 razões para investir na experiência digital da sua rede de parceiros

Se uma melhor experiência gera mais engajamento com a marca e cria uma relação duradoura, por que não pensar também em como os parceiros comerciais podem ter sua experiência melhorada?

Por Ronaldo Nóbrega - 08/07/2020

A priorização da experiência do cliente é um fator de competitividade que já foi absorvido pela maioria das empresas líderes de seus segmentos. Outra parte do mercado já percebeu que a experiência do colaborador (employee experience) pode ser tão importante quanto, para trazer resultados positivos para a companhia. O que poucas empresas perceberam ainda é que essa perspectiva pode ser reproduzida para todos os stakeholders, inclusive os parceiros comerciais.

Se uma melhor experiência gera mais engajamento com a marca e cria uma relação duradoura, por que não pensar também em como os parceiros comerciais podem ter sua experiência melhorada?

Existem diferentes ferramentas digitais utilizadas pelo mercado para isso: portais, aplicativos e canais de atendimento exclusivos para parceiros, entre outras. Elas permitem colocar a experiência digital no centro da estratégia trazendo impacto para os resultados. Confira as principais razões para pensar a experiência dos parceiros:

1. Acelera processos e diminui a burocracia

Um canal digital para parceiros eficiente permite acelerar os processos. Desde abertura de chamados até acesso a políticas comerciais e documentos legais, um bom portal do parceiro deve conter informações que ajudem a companhia a fechar negócios de forma ágil. Pensar a experiência do parceiro passa por entender suas necessidades e expectativas da mesma forma que se foca energia para entender a jornada do cliente. O que o parceiro espera encontrar? Quais funcionalidades facilitariam a experiência de interação entre eles e sua empresa?

A personalização deste canal digital também é importante. Permitir que, usando um único login, as diferentes páginas acessadas pelo parceiro mostrem o conteúdo de acordo com o seu perfil, região, tipo de parceria, entre outras segmentações, é fundamental para facilitar o acesso a informações e uma comunicação mais fluida.

2. Aumenta autonomia do parceiro

Imagine se, para cada negociação, o parceiro não necessitasse entrar em contato por telefone com seu time comercial. Ou ainda, se não houvesse a necessidade de encaminhar um e-mail para informar os detalhes do fechamento de um novo negócio. Essas experiências, apesar de truncadas, são muito recorrentes no mercado.

Pensar a experiência digital do parceiro significa otimizar os canais digitais para garantir mais autonomia e agilidade na gestão de processos. Para garantir isso, um portal do parceiro pode ser integrado com sistemas como faturamento, CRM e automação de marketing, criando uma estrutura de autoatendimento para atividades como fechamento de propostas e abertura de novas oportunidades.

3. Potencializa a capilaridade do negócio

A transformação digital quebra barreiras geográficas que antes dificultavam a expansão dos negócios. Uma atuação estratégica junto ao ecossistema de parceiros possibilita a prospecção de novos aliados comerciais em diferentes localidades. Neste contexto, ter um portal que unifique a mensagem da companhia âncora, distribua informação e possibilite o atendimento de dúvidas e sugestões dos parceiros de maneira ágil, são algumas características que permitem expandir a rede de parceiros. E quanto maior o alcance da estratégia comercial, maiores as chances de fechar novos negócios e explorar mercados distantes fisicamente.

4. Ajuda no compartilhamento de informações

A comunicação é um dos principais gargalos identificados pelas companhias envolvidas em um ecossistema de parceria. Por isso, alimentar os canais para parceiros com informações sobre produto e estratégia comercial e habilitar ferramentas para colaboração, por exemplo, são estratégias que amenizam este gargalo.

Isso se torna ainda mais importante se os parceiros estiverem distantes geograficamente. É importante considerar que eles podem estar em localidades e fuso horários distintos, o que pode dificultar oferecer suporte. Com um canal digital estruturado para colaboração entre parceiros, a troca de melhores práticas e a solução de dúvidas com espaços como fóruns permite inclusive que diferentes parceiros interajam entre si, fortalecendo o relacionamento no ecossistema.

5. Experiências aprimoradas geram mais negócios

Todas as razões citadas acima não fariam sentido se não resultassem também em mais negócios para ambas as companhias. O sistema de parceria é uma junção de poderes entre a empresa e suas parceiras comerciais para que ambos os lados possam fortalecer seus negócios, gerando mais oportunidades e melhorando atendimento ao cliente final. Pensar a experiência digital do parceiro, investir em sua evolução, é também uma ferramenta para o ajudar a gerar mais resultados.

Por: Ronaldo Nóbrega

Global Services Manager da Liferay, empresa americana que desenvolve software para criação de experiências digitais na web, dispositivos conectados e móveis