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Startups de sucesso: Atendimento personalizado como um diferencial

O mercado se atualizou muito com o passar dos anos e isso exige que as empresas acompanhem essa mudança para que possam se manter vivas. Essas mudanças são importantes

Por | 24/11/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Nos últimos meses nas redes sociais tem se falado muito a respeito do diferencial de atendimento de startups que hoje são empresas bem-sucedidas. Esse grupo de empresas tem conquistado o público por onde quer que passem e com isso veem colecionando clientes que não apenas utilizam aquilo que eles tem a oferecer, como também recomendam para toda a sua rede.
 
Da mesma forma que uma boa experiência é compartilhada, experiências não tão boas assim também são compartilhadas, a primeira classe é composta por startups bem sucedidas ou até mesmo por algumas poucas empresas que se reinventaram com o passar do tempo e entenderam a importância da reciclagem de processos, já na segunda classe geralmente estão empresas mais tradicionais que acreditam serem absolutas em seu segmento e não enxergam as oportunidades existentes através dos canais digitais.

Qual é o diferencial do atendimento dessas starups de sucesso?
O diferencial do atendimento de empresas como UBER, Netflix e Nubank está em tratar seus usuários como alguém e não como um número no faturamento.
Essas empresas tem compreendido de forma clara de que é preciso tornar-se alvo de interesse do público e não ser alguém interesseiro que baseia suas decisões apenas na ótica de faturamento.

Empresas formadas por pessoas e para pessoa
Uma característica importante para essas startups está no quadro de funcionários geralmente formado por jovens influenciados pelo fenômeno Google de negócios que os incentiva a criar algo bom, que faça a diferença, pensado nas pessoas.

Essa metodologia de trabalho tem revolucionado o mercado e feito com que essas antigas startups se tornem verdadeiras ameaças ao mercado tradicional e isso é um ponto de atenção.

Essa é uma mudança na metodologia de oferta e demanda, onde agora a demanda gera a oferta. Essa mentalidade acaba sendo absorvida pela equipe e aplicada em pontos essenciais para qualquer negócio como o atendimento.

O atendimento como fator de decisão
A verdade é que boa parte dos consumidores estão insatisfeitos com os atendimentos ainda realizados por grandes companhias, como as operadoras de telefonia e empresas de crédito.

Identificando essa insatisfação, essas empresas mudaram a sua forma de atendimento que geralmente é feito nas redes sociais e através de chats diretamente nos sites ou nos aplicativos.

O mercado se atualizou muito com o passar dos anos e isso exige que as empresas acompanhem essa mudança para que possam se manter vivas. Essas mudanças são importantes, ainda mais considerando o momento econômico do país onde a tendência são ferramentas que fazem as mesmas coisas com custos cada vez menores.

Por: Rodrigo Ramos

Publicitário e Administrador da Loja Merc


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