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Como otimizar as vendas em feriados utilizando cupons

Orientação é que o lojista utilize recursos para melhorar seu desempenho, gerar engajamento do consumidor e aumentar o volume de conversão dessas datas

Por | 07/03/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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A exemplo do que aconteceu em 2017, este ano está carregado de feriados: são catorze ao todo, sendo dez deles prolongados e caindo em dias da semana, o que favorece a possibilidade de emendas. Nessas datas, nossa orientação é que o lojista utilize recursos para melhorar seu desempenho, gerar engajamento do consumidor e aumentar o volume de conversão. É preciso encontrar caminhos eficazes de trabalhar as marcas junto ao público, se possível, gastando pouco.

Um exemplo é oferecer cupons de desconto para uma seleção de produtos relacionados com a data em questão. Pesquisa recente do Cuponomia mostra que, em 2018, os cupons devem gerar ao e-commerce brasileiro R$ 875 milhões em faturamento, um aumento de 30% em relação ao ano passado. Datas como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados ou Natal são momentos propícios para atrair clientes, já que os consumidores estão à procura de opções mais em conta para presentear seus entes queridos.

Outra dica é diversificar os segmentos para os quais os cupons serão disponibilizados. Isso permite às lojas virtuais atingirem clientes de diferentes áreas de interesse e ampliarem seu alcance na web. Vale ficar de olho também no design e na usabilidade: é preciso apresentar layout e cores que chamem a atenção do consumidor para a oferta relacionada ao feriado que está mais próximo. É muito importante, ainda, destacar as condições de compra, para evitar divergências com o cliente.

A comunicação também é fator determinante para o sucesso das vendas nos feriados prolongados. Peças temáticas devem anunciar o que está por vir, reforçar a mensagem na véspera e no dia do feriado, e retomar o contato com o consumidor depois da compra, almejando a fidelização. No entanto, muito cuidado para não estressá-lo. Dê intervalos de pelo menos duas semanas entre as comunicações e fuja dos conteúdos genéricos. Quanto maior a personalização da mensagem, mais eficaz ela será junto ao público.

Para quem não tem tanta experiência na área, afiliar-se a uma empresa de marketing de performance pode ser uma boa estratégia. Escolha uma que apresente um sistema transparente, permitindo gerenciar os comissionamentos e ter acesso a informações detalhadas sobre as conversões. As agências têm tecnologias de trackeamento de links bastante precisas e podem indicar quais canais possuem mais pertinência ao seu modelo de negócio.

Por: Rodrigo Genoveze

Country Manager da rede de afiliação Awin, que atende a 17 dos 20 maiores empresas do país e outras 300 lojas virtuais


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