Email Evolution Conference aponta para integração com mobile e redes sociais | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Email Evolution Conference aponta para integração com mobile e redes sociais

Diversas apresentações do EEC reforçaram a necessidade de se utilizar um modelo triple play para a comunicação digital, apoiado em e-mail marketing, mobile marketing e redes sociais

Por | 05/02/2010

Compartilhe

Por Rodrigo de Almeida*

Terminou na quarta-feira, dia 3/2, em Miami, o Email Evolution Conference, evento dedicado exclusivamente ao e-mail marketing e que é promovido pela norteamericana DMA - Direct Marketing Association. Foram três dias do evento e dezenas de palestras simultâneas e, nesta terceira edição, o EEC teve recorde de inscritos. Ao todo, cerca de 400 pessoas, representando sete países, estiveram presentes.

Este número, por si só, mostra a relevância que o e-mail marketing ainda possui no mix de marketing digital. Aliás, falar em "ainda" traz consigo uma carga de preconceito que reforça a opinião de muitas pessoas no Brasil - e nos EUA - de que o e-mail está morto. Sinto muito dizer, mas estão todos redondamente enganados. Nos EUA, por exemplo, cada dólar investido em e-mail marketing trouxe um retorno de U$ 43.62 em 2009. A projeção para 2010 é que este número fique em U$  42.08. E isso sinaliza que o e-mail ainda continuará sendo uma mídia imbatível em termos de rentabilidade por bastante tempo.

Se a afirmação acima é verdadeira, por que, então, temos tantos coveiros ávidos para enterrar o e-mail marketing? Provavelmente porque com a entrada das redes sociais no já complexo cenário das mídias disponíveis no século XXI devem pensar que elas tomarão o espaço do e-mail marketing. Isso não é bem assim e cada mídia está encontrando seu espaço como aconteceu com a mídia impressa > rádio > televisão > Internet. Na realidade, diversas apresentações do EEC reforçaram a necessidade de se utilizar um modelo triple play para a comunicação digital, apoiado em e-mail marketing, mobile marketing e redes sociais. Afinal, só nos EUA já são 50 milhões de usuários de redes sociais e, em 2014, 37% dos celulares serão smartphone.

Quem está adotando o triple play digital está colhendo resultados significativos, pois 38% dos usuários de twitter e facebook são mais propensos a responder a um e-mail de ofertas. Entre os usuários do LinkedIn, essa média é de 37%. O e-mail costuma ser o veículo utilizado para compartilhamento de metade do conteúdo gerado em redes sociais. E, por isso, é fundamental que as empresas disponibilizem formas claras e atraentes de obter o opt-in para e-mail marketing e, quando pertinente, mobile marketing nas redes em que participam.

O final do evento ficou a cargo de uma apresentação motivacional de Don Shula, lendário coach de football - tão popular como o nosso Felipão -. Provavelmente beirando os 80 anos, Don Shula mantém uma grande vitalidade e sua mensagem foi de perseverança. Nosso bom - e realmente velho e-mail marketing - também está bem vivo. E ainda vai marcar muitos touchdowns por anos a fio.

* Rodrigo de Almeida é Diretor Comercial da Dinamize. Foi Superintendente Comercial da Televisão Cidade, Gerente Comercial do Ajato Empresas, da TVA, e Gerente Geral da Matrix Internet em São Paulo. Também foi sócio-fundador da Mais Comunicação. É formado em Publicidade e Propaganda e possui MBA em Marketing pela ESPM-SP.

Por: Rodrigo de Almeida




Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss