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Como um post gerou um faturamento de R$ 150 mil?

Conteúdo sobre cobranças desenvolvido pela Vindi vem gerando dividendos desde sua publicação há dois anos. Experiência mostra a força do Inbound Marketing

Por | 10/05/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Para falar bem a verdade, quando escrevi o post "Billing: cobranças que a Vindi permite para cada empresa" não sabia que conseguiria gerar um faturamento real de R$150 mil com quatro clientes. Ainda mais se tratando de um post com uma visita média diária baixa.

Na Vindi, ter um conteúdo de qualidade para a comunidade que lê é nossa maior atribuição. Não é simplesmente pensar em vender nossa solução. Porém, medir o impacto de vendas que alguns textos estão proporcionando para a gente vem sendo gratificante.

Em Julho de 2015 escrevi o post citado acima com o intuito de explicar para a maioria das pessoas que tinham dúvidas sobre como a gente poderia viabilizar cobranças, quais modelos de nossas API´s e plataforma permitiam.

Fato é que quase depois de dois anos, analisei todos os leads que captamos através desse post e fizemos uma análise simples de quais desses contatos gerados viraram clientes.

O Resultado
Nossa captação de leads baseia-se em ter um call to action para captar interessados sobre assuntos específicos como: assinaturas, pagamento e billing. Nesses três pilares a gente desperta o interesse de diretores, gerentes, empreendedores e até pessoas com ideias de criar um negócio do zero.

Mesmo com esse público heterogêneo, a gente sabe muitas vezes quais personas vão se cadastrar. Nesse post, tivemos nos últimos 2 anos um total de 1,5 mil visitas que geraram 235 leads. Pouco para a média dos nossos textos mais lidos no blog, mas o índice de conversão de visitas para leads foi alto para nossos padrões: cerca de 15%.

Como esse texto fala sobre um tema específico para quem procura "billing", ele de fato tem um direcionamento importante de persona. Isso explica o CR (conversion rate alto da imagem ilustrada). Examinados esses itens: persona, visitas e leads, me deparei com os seguintes números:

  • Visitas: 1.509 visitas;
  • Leads gerados: 235;
  • Conversão para clientes: 4.
  • Receita recorrente mensal: R$3.125 / cliente;
  • 4 clientes x receita por cliente x 12 meses: R$150.000,00.

Hoje, analisando a receita recorrente que esses clientes geram, cheguei a um número legal: R$150 mil de faturamento recorrente anual (ARR - Anual Revenue Rate). Logo, estou considerando, e nossa equipe de marketing também, que esse é um texto que vale R$ 150 mil.

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Por: Rodrigo Dantas

Empreendedor por trás da Vindi, plataforma de pagamentos no segmento de serviços. Foi executivo do Itau por 8 anos, onde adquiriu experiência em vendas e gestão de pessoas. É um dos maiores especialistas do mercado de assinaturas no país, onde teve a oportunidade de ajudar centenas de cases do segmento.


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