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Planejamento Estratégico

A inovação do marketing no agronegócio

O homem do campo tornou-se, nos últimos anos, um empresário de suas terras. Com isso, a valorização do conhecimento ganhou ainda mais espaço junto à tecnologia

Por Rodrigo Capella - 03/04/2019

Engana-se quem pensa que o marketing no agronegócio não evoluiu. Pelo contrário. Há uma clara mudança em conceitos e estratégias, impulsionada por três pontos.

São eles:

a) alteração no pensamento do produtor rural;

b) fusões e aquisições de empresas do setor agro;

c) necessidade de conexão contínua.

O homem do campo tornou-se, nos últimos anos, um empresário de suas terras. Com isso, a valorização do conhecimento ganhou ainda mais espaço, juntamente com a maior adesão às tecnologias agrícolas.

As fusões e aquisições, impulsionadas pela chegada de multinacionais ou por estratégias empresariais de fortalecimento/abertura de mercados, reverberaram culturas e missões, muito mais afáveis ao mundo digital e suas plataformas correlatas.

Neste mesmo sentido, a comprovação - e por ventura, maior aceitação – das ferramentas digitais, em suas várias esperas do campo, sinaliza a necessidade de uma conexão permanente para se obter maior rentabilidade.

Atento a este cenário promissor, o marketing inova-se. Seja no formato do conteúdo, antes associado à venda propriamente dita, seja em seu período, não mais vinculado somente aos eventos e ações em agrorevendas.

Este contexto fortalece a defesa de causas do nosso agronegócio por parte das empresas, postura ainda muito rara no segmento. Enquanto produtores rurais se organizam em várias esferas e ferramentas, estruturas organizacionais resistem a levantar a bandeira contra maior tributação, a favor de uma melhor logística, ou ainda em defesa da agilidade na liberação de produtos.

A oportunidade está aí e a dúvida também: será que as empresas de agronegócio irão se mobilizar?

Por: Rodrigo Capella

Diretor geral da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em desenvolver ações de marketing