Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Big Data e a sua importância para aproximar empresas e consumidores

Exemplos de como Big Data pode ser funcional podem ser encontrados em diversos segmentos. As redes sociais reúnem dados infinitos sobre seus usuários, suas preferências e opiniões

Por | 22/07/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Big Data - disciplina que permite analisar, em um curto período, grandes volumes de informações e transformá-las em dados úteis para ações do dia a dia e estratégias mais elaboradas para empresas de todos os portes. Por meio da tecnologia, a Big Data tem a capacidade de analisar dados estruturados - que seguem um padrão - ou não-estruturados, que são formados por informações não lineares, como comentários em redes sociais.

As redes sociais reúnem dados infinitos sobre seus usuários, suas preferências e opiniões. Com a Big Data podemos analisar estes dados, visualizando informações que ajudam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, na melhora das centrais de atendimento e programas de relacionamento, na economia nos processos internos, entre outras ações.

Empresas que trabalham com Big Data conseguem minerar milhões de dados por dia. Isso permite enriquecer o banco de dados de clientes (pessoa física e jurídica), chancelar campanhas de marketing, direcionar a linha comunicacional para atingir melhor o target, deixar sistemas de CRM mais robustos e até desenvolver programas inteiros de BI. Acima de tudo, a Big Data é usada para responder questões e apresentar soluções de forma rápida e automatizada, aproveitando dados que em outra época ficariam perdidos.

Informações da McKinsey & Co mostram que até o ano de 2009 as grandes companhias (com mais de mil colaboradores) já tinham 200 terabytes de dados armazenados sobre a vida de seus consumidores. Saber entender esses dados será a grande diferença entre empresas que caminharão fortes para o futuro e aquelas que ficarão no passado.

Exemplos de como a Big Data pode ser funcional para o dia a dia podem ser encontrados em diversos segmentos. Na área médica, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade de Michigan, do Hospital Brigham, de Boston, e da Escola de Medicina da Harvard desenvolveram uma ferramenta que determina com mais precisão o risco de novos ataques cardíacos, e até morte, em pacientes que já sofrem do coração. Para isso, eles estudaram os eletrocardiogramas (ECG) de um grupo de risco e encontraram indicadores sutis, até então escondidos, que antecipam crises cardíacas.

Também na área médica, um hospital de Santa Clara (Kaiser Permanente Santa Clara Medical Center, Califórnia, EUA) comprou um software que armazena os dados dos pacientes ainda na triagem junto dos futuros diagnósticos dos mesmos. A partir do cruzamento com informações e comportamentos de novos pacientes, esse software consegue antecipar diagnósticos, causas de sintomas e sugerir tratamento/internações/exames complexos.

Big Data também é aplicada em programas de previsão em meteorologia - útil para quem vive da agronomia, pescadores e até iatistas. Na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de novas fontes de energia e também para rastrear terroristas ou detectar fraudes.

Já nas redes sociais, ela é uma forma de organizar dados que circulam sobre marcas, comportamentos e tendências. É um olhar multidisciplinar para inúmeros grupos de conversas que, isoladamente, não trazem novidades. No entanto, ao se debruçar sobre todas as conversas ao mesmo tempo, é possível detectar necessidades e novas tendências, além de consertar grandes erros.

Por: Rodrigo Arrigoni

Sócio diretor da R18, empresa especializada em social data analysis.






Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss