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Planejamento Estratégico

A importância da valoração de ativos digitais para profissionalização e crescimento do mercado de eSports

Para Rodrigo Martinez, Muitas marcas ainda não encontraram a melhor forma de se conectar com esse mercado

Por Rodrigo (Rodra) Martinez - 10/11/2021

O setor de eSports vem crescendo cada dia mais. Uma das pesquisas sobre dados desse mercado foi divulgada pela Global Esports Market Report, da empresa Newzoo, e relatou que a porcentagem das pessoas com idade entre 10 e 20 anos que acompanham o futebol - sendo o esporte mais popular no Brasil - está em 24%, e esse número cresce para 43% quando falamos sobre a mesma faixa etária que assiste algum torneio de eSports. 
 
Outro dado importante e recente da Global Esports Market Report traz que a transmissão ao vivo em espanhol e português de games e eSports apresentou maior crescimento em 2020, posicionando-se depois do inglês como as línguas mais assistidas nas plataformas de streaming ao vivo. Especificamente a transmissão ao vivo em português, em plataformas de streamings, cresceu 189% para 1,1 milhões de horas assistidas. A expectativa, ainda de acordo com o report, é que o público total de eSports no mundo cresça para 474,0 milhões de pessoas ainda neste ano de 2021, e que seja um crescimento ano a ano de +8,7%.
 
Esses números reforçam que podemos acreditar no crescimento exponencial e agora é hora de nos atentarmos a isso. Muitas marcas ainda não encontraram a melhor forma de se conectar com esse mercado, ou seja, temos um “boom” de audiência, porém não temos uma visão consolidada para entregar isso a elas. 

Tratando-se do mercado de negócios do eSports, principalmente perante esses dados otimistas, começaremos a falar sobre um mercado cada vez mais maduro. Por isso, precisamos ressaltar a importância da valoração de ativos digitais das organizações e plataformas. Metrificar os ativos digitais nesse universo estreita o relacionamento com marcas, traz assertividade as campanhas e ativações, promove a transparência necessária sobre o retorno que as organizações e plataformas entregam as marcas, que apostam nessa conexão com o público e, acima de tudo, crava raízes no processo de maior profissionalização.  
 
Os ativos digitais representam grande oportunidade da receita no país e no nicho de eSports. Na TropiCaos estruturamos uma parceria pioneira no cenário mundial de eSports com a multinacional Horizm - maior plataforma mundial de ativos digitais para indústrias globais de esportes e entretenimento -, justamente por reconhecer nisso uma grande oportunidade para agregar valor e visão de futuro para a organização. 

A Horizm funciona com Inteligência Artificial, metodologia fundamental para o rastreamento e avaliação em tempo real de ecossistema e audiência digital do eSport. Este tipo de ativação cria fluxos significativos para o mundo digital e presença da empresa. Aliar esta ferramenta ao mundo do eSports viabiliza um novo olhar tecnológico na relação entre games, eSports e entretenimento.
 
A valoração desses ativos representa também um novo formato de receita em negócios. E mostrar a valoração de ativos digitais da organização funciona como uma estratégia por maior transparência. Muitas organizações vêm sendo criadas e bolhas são infladas com números de entrega que não correspondem aos fatos. Mais do que nunca chegou a hora de promover a profissionalização no sentido “business” e essa jornada passa pela valoração transparente dos ativos digitais. 
 
 

Por: Rodrigo (Rodra) Martinez

Rodrigo foi executivo de estruturação e reestruturação de grandes empresas de tecnologia, como IBM, Lenovo e Xerox. É um dos sócios da TropiCaos, organização de eSports e entretenimento.