Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Tendências visuais modificam a visão sobre o mundo

A comunicação visual está em constante modificação. São campanhas usando hashtags, memes e divulgando personagens lançados pela internet. Veja os destaques do Shutterstock

Por | 29/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A visão da sociedade sobre o mundo é fundamentada em vivências pessoais, experiências coletivas e também em informações visuais recebidas pelo cérebro o tempo todo por meio de materiais publicitários, outdoors, comerciais de TV, entre outros canais de comunicação.

Para ilustrar que as tendências estão mudando, o Shutterstock preparou o infográfico "O Futuro de Imagens em 10 Tendências". O Shutterstock reuniu designers, revisores e consultores para uma análise conjunta sobre o que é divulgado em marketing, propaganda, mídias sociais, moda e entretenimento. A partir dos resultados, os profissionais juntam bagagem para traçar as previsões.

Há, contudo, fatores que impactam diretamente as previsões. Alguns exemplos são: o comportamento de um determinado grupo, a economia daquela região, a evolução tecnológica que data aquela análise e, claro, as redes sociais - hoje tão influentes no dia a dia da maioria das pessoas.

Não raro, vemos campanhas utilizando hashtags, memes e divulgando personagens que foram lançados pela internet. A comunicação visual, desta forma, está em constante modificação. De acordo com o Shutterstock, o número de fotos tiradas com celulares e baixadas na internet subiu 134% de setembro de 2015 ao mesmo mês deste ano. Hoje, imagens são divulgadas no Facebook, Snapchat e Instagram da empresa - antes mesmo de entrarem no site oficial da organização.

O motivo desse imediatismo? O comportamento, considerado por muitos, "exibicionista" dos internautas hoje em dia. Na era da selfie, por exemplo, não nos conformamos em comer um prato apetitoso em um restaurante. Precisamos ser fotografados na mesa para mostrar aos amigos nossa "libertinagem gastronômica".

Efeito tecnológico
Por fim, a tecnologia tem a maior influência nas tendências de imagens. Em 2016, o grande destaque no Brasil foram as imagens e vídeos em 360 graus - quando as pessoas registram seus momentos da forma que estão olhando o local, de todos os ângulos possíveis. No acervo do Shutterstock, as fotos panorâmicas cresceram 138% este ano em comparação com 2015.

Além disso, grandes marcas lançaram seus modelos de câmeras 360 graus e, apesar do alto preço, ganharam o apreço dos brasileiros, principalmente para os Jogos Olímpicos, que foram sediados no Rio de Janeiro.

Os computadores e softwares avançaram, tornando possível misturar imagens com gráficos - um efeito que aguça a imaginação e rende belos trabalhos à equipe de arte de agências e editoras.

Fazer fotos aéreas também deixou de ser um gargalo financeiro para agências e empresas. Com a popularização dos drones (veículos aéreos não tripulados), fotografar grandes espaços tornou-se mais simples e barato. Fotos tiradas por drones cresceram 943% na coleção do Shutterstock este ano, em comparação com 2015.

De forma geral, é impossível prever como serão as imagens no mundo a longo prazo. Nem mesmo no Brasil.

Das fotos em preto e branco em papel quadrado, às coloridas em versão digital, as mudanças foram enormes. O futuro nos reserva muitas novidades, mas a sorte é que temos um bom arquivo virtual para registrar cada fase desta evolução!

Por: Robyn Lange

Curadora do Shutterstock






Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss