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Cinco conselhos para o uso de redes sociais no mundo corporativo

As redes sociais devem, em alguma medida, ser capazes de impulsionar as vendas. Mas a pergunta feita por muitos é: isso é possível? Veja como em nossas dicas

Por | 30/07/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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O uso de redes sociais está, claramente, se instalando como um centro de gestão de negócios e marketing para as empresas. Isso está ocorrendo mundialmente e fortemente na América Latina. Só o Facebook, por exemplo, cresceu 47% no número de usuários em nossa região no último ano e a maior concentração está em países como Brasil, Argentina e Colômbia. São justamente informações e indíces como esses que faz com que as empresas voltem, com atenção, seu olhar para as redes e as tragam para o cerne de uma comunicação assertiva e estratégica.

Para os indivíduos que usam redes sociais com fins pessoais, um "curtir" de seus amigos pode ser suficiente. Mas, no mundo corporativo, o objetivo das redes sociais não é apenas aumentar a base de fãs ou gerar interação. As redes sociais devem, em alguma medida, ser capazes de impulsionar as vendas. Mas a pergunta feita por muitos é: isso é possível?

Eu, pessoalmente, estou convencido de que as redes sociais podem - sim - contribuir para as vendas, desde que haja uma estratégia adequada e que essas mídias sejam vistas como um investimento a longo prazo e não como uma tática de ocasião. Tendo isso em vista, aqui estão cinco passos que você pode considerar ao desenvolver uma estratégia de rede social - com foco em aumento de vendas.

1. Integre as mídias sociais em seus processos de marketing e negócios
Muitas empresas pensam sobre redes sociais como uma estratégia isolada. No entanto, para ser eficaz, a estratégia dessas plataformas deve ser plenamente integrada à estratégia de marketing. Mas não só com foco em vendas, mas em atendimento ao cliente. Nessa etapa, certifique-se de envolver executivos de diferentes áreas da empresa e torne-os conselheiros de sua equipe de redes sociais.

2. Esteja onde seus clientes estão, ouça primeiro e fale a língua do seu público
O imperativo é: conheça seus clientes. Suas principais audiências são mais ativas no Facebook ou LinkedIn? Eles participam de fóruns on-line? E, como em qualquer diálogo, o primeiro passo para se iniciar uma conversa em redes sociais é ouvir o que está sendo discutido e adaptar a mensagem. Construa o discurso, para que as mensagens disseminadas nas redes não sejam iguais a um formulário de vendas ou um press release para imprensa.

3. Defina sua estratégia de conteúdo
Se você estava pensando em postar exatamente o mesmo conteúdo no Facebook, Twitter, LinkedIn e no seu blog, pense novamente. O conteúdo deve ser adaptado às características de cada canal: Facebook é uma rede na qual você constroe vínculos emocionais com a sua marca; o Twitter é ótimo para atualizações; o LinkedIn é o fórum de tendências da indústria de publicação e iniciar conversas profissionais, e o Blog é o lugar no qual você pode se posicionar como um líder da indústria por meio de conteúdo original e gerar thougth leadership - moeda valiosíssima atualmente.

4. Não diga. Mostre!
O vídeo é uma excelente ferramenta para envolver seus fãs e passar sua mensagem de forma eficiente e divertida. Isto é particularmente verdade na indústria de tecnologia, no qual mais de 75% dos profissionais na América Latina veem vídeos relacionados ao seu trabalho como uma maneira de se manter atualizado em sua profissão. Vídeos para redes sociais deve ser curto (não mais de 2 minutos) e relevantes - leve em consideração a localidade, não vale postar videos dos EUA no Brasil. E não é preciso uma grande produção, afinal a ideia não é parecer uma propaganda.

5. Envolva seus parceiros e aumente o âmbito da sua estratégia
Se os parceiros são fundamentais para o seu negócio, eles também devem desempenhar um papel importante na sua estratégia de redes sociais. Envolva-os, mantenha-os informados de suas atividades, desenvolva iniciativas especiais para eles e faça de suas redes um canal para disseminar suas mensagens. As ferramentas de disseminação de conteúdo para websites e redes sociais são uma forma simples e automatizada de espalhar, com critério!, material que sua empresa desenvolve. As redes sociais estão evoluindo rapidamente. Não existem fórmulas mágicas, há apenas ingredientes recomendados que você pode combinar, à sua maneira, para criar uma estratégia que funcione para sua empresa.

Por: Roberto Ricossa

VP Global Inside Sales da Avaya


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