Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Programas de fidelidade: diferencial para empresas em qualquer momento

Os programas de fidelidade, além de serem úteis em momentos de crise econômica, têm importância fundamental em qualquer momento econômico e mesmo em mercados estabelecidos

Por | 26/10/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Tempos de crise e de retração do consumo costumam ser também um período em que sua empresa se vê obrigada a buscar soluções inovadoras para manter o volume de vendas e participação no mercado e se tornar ainda mais forte no momento em que as condições voltarem a ser favoráveis para a economia nacional. Uma dessas soluções, simples e eficiente, que vem sendo adotada por um número cada vez maior de empresas, é a adesão ou criação de um programa de fidelidade. Ao oferecer milhas ou pontos a cada aquisição ou prestação de serviços, sua empresa cria um forte diferencial e ajuda a transformar um cliente eventual em um cliente fiel.

Um número cada vez maior de consumidores está acordando para isso: se todas as outras condições forem iguais - o preço, por exemplo - ele provavelmente vai efetuar sua compra ou contratar o serviço em quem lhe dá, também, um benefício, que pode ser na forma de pontos ou milhas. É uma maneira de aumentar o seu poder de compras.  Afinal, os pontos e milhas oferecidos podem ser somados e utilizados no futuro para aquisição de outros produtos ou serviços, como passagens aéreas, combustível, ingressos para cinemas e teatros, recarga de celular e muitos outros.

O número de empresas que têm planos de fidelização cresce a cada dia no Brasil. E essas empresas, por sua vez, investem cada vez mais em promoções e na diversificação de seu catálogo de parcerias e opções para resgate. O crescimento tem um motivo forte: muitas empresas já perceberam que se não aderirem a este mercado estarão abrindo espaço para seus concorrentes.

O mercado de fidelização tem registrado um aumento sólido no Brasil. O avanço vem mostrando índices na casa dos dois dígitos, ano após ano, e deve continuar dessa forma no futuro próximo. Mesmo assim, ainda há muito a crescer. De acordo com dados do setor, a penetração dos programas de fidelidade no Brasil está em torno de 8%. Em mercados maduros, como o Canadá, o índice está em torno de 30%.

Esses dados mostram outra lição. Os programas de fidelidade, além de serem úteis em momentos de crise econômica, têm importância fundamental em qualquer momento econômico e mesmo em mercados estabelecidos. Afinal, além de garantir a fidelização de seu cliente, essa também é uma importante ferramenta para você conhecer melhor seus consumidores e hábitos de consumo. Se sua empresa ainda não entrou nesse mercado, está na hora de reavaliar suas estratégias. Seja por meio de um projeto próprio ou da adesão aos chamados programas de coalizão, que reúnem uma rede de empresas, a fidelização pode ser o caminho para tornar sua empresa mais competitiva.

Por: Roberto Medeiros

Presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)


Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss