Logística promocional e tecnologia andam de mãos dadas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Logística promocional e tecnologia andam de mãos dadas

A tecnologia proporciona o acompanhamento, em tempo real, de toda a implementação de uma ação em pontos de venda, seja ela em qualquer parte do país

Por | 16/10/2009

Compartilhe

Por Rildo Ramires*

A tecnologia está, cada vez mais, ligada às atividades do dia-a-dia. Quando falamos em logística de marketing promocional não é diferente. A logística consiste em um amplo controle de todos os processos, sejam eles de transporte, materiais, exportação, entrega etc. Hoje, isso só é possível realizar de forma eficiente com o uso da tecnologia.

Em certos casos, o uso de tecnologia tem caráter obrigatório. Quando se tratam de materiais perecíveis como alimentos e remédios, utilizados na logística promocional para degustações e demonstrações, não há margem de erro para os prazos de validade. Isso é facilmente contornado com um bom software de gestão de estoques (WMS - Warehouse Manegement System).

A aplicação de códigos de barras, que apesar de não ser nova, é fundamental para o bom desenvolvimento e controle de qualquer ação logística. No entanto, há novos e específicos softwares voltados para o gerenciamento de estoques, transportes etc. Todas essas soluções visam um só objetivo: achar a melhor solução para o processo no menor tempo e custo possíveis.

É exatamente aí que a tecnologia torna-se ferramenta insubstituível dentro da logística no marketing promocional. Quando falamos em marketing promocional, obrigatoriamente temos que falar em agilidade. Isso ocorre em razão da necessidade de cumprir prazos estreitos e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de toda a operação.

A tecnologia proporciona o acompanhamento, em tempo real, de toda a implementação de uma ação em pontos de venda, seja ela em qualquer parte do país. Assim, há uma diminuição da ansiedade e aumento da transparência no processo, o que deixa o cliente a par de tudo que acontece com o material de sua campanha em qualquer fase da cadeia logística.

A positivação pode ser acompanhada de perto pelo cliente, por meio do acesso às fotos registradas e atualizadas de todo o processo de implementação, nos mais distantes pontos de venda alcançados pela ação. Dessa forma, os riscos são minimizados durante as ações, uma vez que o acompanhamento permite solucionar possíveis problemas com maior agilidade.

A Internet também pode ser uma aliada nesse processo. Atualmente há disponível no mercado diversos programas que permitem o gerenciamento e controle integrado de todos os processos, com relatórios gerenciais e medidores de performance em tempo real.

* Rildo Ramires é Diretor Operacional da Art-Services.

Por: Rildo Ramires




Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss