Como os e-commerces podem performar melhor no Dia do Consumidor | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Como os e-commerces podem performar melhor no Dia do Consumidor

O mercado abraçou a data, contribuindo para o crescimento na popularidade do evento – que, diga-se de passagem, já foi apelidado de “Black Friday do primeiro semestre

Por | 13/03/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Social Miner apontou que 53% das pessoas ainda desconhecem o Dia do Consumidor, que acontece 15 de março. E, se o cenário parece desfavorável para o comércio, cabe lembrar que há poucos anos a Black Friday também era pouco falada no Brasil, mas houve um forte movimento dos varejistas para divulgarem a data, além de investirem em anúncios e promoções que atraíssem os consumidores. O resultado? Hoje a data comercial é uma das mais celebradas pelo varejo.

Pois essa é a grande aposta para o Dia do Consumidor também.  O mercado abraçou a data, investindo no awareness, despertando a curiosidade do público, contribuindo para o crescimento na popularidade do evento - que, diga-se de passagem, já foi apelidado de "Black Friday do primeiro semestre", tamanho o seu potencial para gerar mais receita para as lojas.

Ao compreender a relevância da data, seguem abaixo boas práticas e dicas para que os e-commerces otimizem suas estratégias de marketing e, assim, maximizem as conversões no Dia do Consumidor:

Estender as ofertas ao longo da semana:
Assim como acontece no período da Black Friday, muitas empresas já entenderam que o Dia do Consumidor é estratégico e, para aproveitar ao máximo o aumento do tráfego e vendas, têm estendido o lançamento de ofertas. Portanto, é interessante que os e-commerces estejam preparados para não somente darem vantagens no dia 15, mas também ao longo de toda a semana, transformando a data em um grande "feriadão comercial".

Aproveitar o melhor momento, de acordo com o calendário:
O dia do Consumidor acontece entre dois grandes feriados do primeiro semestre do ano: o Carnaval e a Páscoa - períodos em que o varejo já sofre com uma queda nas vendas. Por isso é tão importante aproveitar a data - e o seu o melhor timing possível - para investir em campanhas de identificação de novos visitantes, que estarão chegando aos sites em busca de boas ofertas, e engajar a base de contatos, anunciando o que a marca está preparando e mantendo a marca na lembrança dos consumidores.

A melhor estratégia para expor promoções:
Cada e-commerce deve conhecer seu público e entender qual é a estratégia de comunicação que tem mais aderência com o público. Pode ser que a melhor opção seja um banner, para gerar awareness; uma landing page diferenciada, criada especialmente para a data; uma ação promocional com grandes influencers, ou até mesmo o disparo automático de campanhas através de plataformas inteligentes, que levem em consideração os dados de comportamento e consumo do usuário para entregar apenas conteúdos e ofertas relevantes, multiplicando as oportunidades de conversão.

Trabalhar continuamente com a base de clientes:
Manter os consumidores que já efetuaram alguma compra no e-commerce informados de promoções exclusivas devido ao Dia do Consumidor é um atrativo para que eles retornem no seu site e efetuem a compra.

Um estudo da performance dos e-commerces durante o Dia do Consumidor de 2018, por exemplo, revelou que e-commerces que investem em campanhas de engajamento, trabalhando antecipadamente com a base de consumidores, vendem mais na data.

Mostrar que o e-commerce está preparado para o Dia do Consumidor:
O ideal é que a marca crie campanhas de mídia para divulgar a data comercial, já que a maioria das pessoas não a conhece, sendo uma boa oportunidade de seu e-commerce ser o primeiro que vem a mente do consumidor no grande dia. Além disso, a empresa também pode lançar campanhas em canais dentro do site, aproveitando o tráfego gerado no período pré-evento para comunicar a data.

Investir em retenção e fidelização dos consumidores:
Sabe-se que conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que manter aquele que já conhece a marca. Por isso é tão importante que as empresas não esqueçam de incluir ações de retenção na sua estratégia de vendas, especialmente para datas comerciais como o Dia do Consumidor.

Por exemplo: 70,4% dos consumidores que responderam a pesquisa da Social Miner, e tem intenção de aproveitar para fazer compras na data, afirmaram que pretendem comprar nas mesmas lojas que compram regularmente, evidenciando que as marcas que investem na fidelização do cliente têm grandes chances de se dar bem.

Apostar em um desconto exclusivo ou frete grátis para os clientes que estão sempre juntos da marca, contribui para que ele tenha uma boa experiência e se torne, inclusive, um porta-voz da sua empresa.

Prezar pela melhor reputação da marca na internet:
A boa reputação da loja é fundamental para a tomada de decisão do consumidor, especialmente se ele está na primeira compra. Isso porque, nos dias de hoje, estamos todos conectados, buscando ativamente por informações sobre a experiência de outros consumidores com as marcas, no passado.

Por isso é tão importante focar em toda a jornada do seu consumidor, desde o primeiro contato com o site, em que ele recebe boas-vindas e é engajado a se cadastrar; passando por campanhas altamente personalizadas, que levem em conta seus desejos e necessidades particulares para oferecer conteúdos e ofertas relevantes; até a experiência no pós-compra, garantindo que os produtos vão chegar no prazo, que o cliente terá acesso a suporte caso precise e, se possível, tenha alguma vantagem extra, que garanta que ele vá lembrar e voltar para um recompra.  

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Ricardo Rodrigues

Ricardo Rodrigues, 31 anos, é engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e França, foi professor universitário e data scientist no Peixe Urbano e selecionado para o programa Techmission no Silicon Valley (EUA) em 2014 como empreendedor de alto potencial. Hoje é cofundador e CEO da Social Miner, startup de tecnologia que usa inteligência artificial para humanizar a automação de marketing


Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss