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Facebook caminhando para tornar-se único

Como profissionais de Marketing, o nosso primeiro trabalho é compreender estas mudanças tecnológicas e considerar os impactos sobre a audiência e lembrar que, independente da tecnologia adotada, somos contratados para atingir re

Por | 05/10/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

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Por Ricardo Martins*

É incrível e notória a capacidade do Facebook de inovar. Suas últimas alterações mostram a sua intenção de possuir um espaço social único entre as pessoas e empresas. Estas mudanças, no entanto, estão longe de serem apenas estéticas. Para as empresas, estas mudanças significam novas possibilidades de contato com seus consumidores, como também a possibilidade de conquistar outros novos, que a cada mudança do Facebook, concentrada no designer e na experiência de uso, abre portas para usuários que ainda não estavam presentes.

O Google, seu principal concorrente, também tem constantemente inovado em sua rede social, o Google +, que vem conquistando muitos usuários desde o seu lançamento e após a disponibilização da plataforma para todos na última semana de setembro. Claro que sem o crescimento exponencial que o Facebook teve. Acredito que a diferença entre os dois esteja ligada no foco dispensado às plataformas. Enquanto o Facebook concentra-se sempre em sua rede social, o Google distribui seu foco entre Mapas, Busca, Celulares e outras muitas coisas.

Como profissionais de Marketing, o nosso primeiro trabalho é compreender estas mudanças tecnológicas e considerar os impactos sobre a audiência, lembrando que, independente da tecnologia adotada, somos contratados para atingir resultados e obter ROI.

Mas como estar a frente das mudanças no Facebook?
Uma coisa é fato: profissionais experientes e grandes agências estão no mesmo barco que os consumidores e quando grandes mudanças ocorrem isso atinge a todos. Estas plataformas precisam encontrar meios de melhorar sua rentabilidade e encontrar a melhor maneira de se comunicar com seus usuários oferecendo assim soluções que gerem retorno às empresas que utilizam de publicidade para se comunicar nas redes sociais. Afinal, como estas plataformas sobrevivem?

A solução para isso é a mesma que você leu em algum outro lugar e será a mesma que todos ainda vão dizer até que achem outra forma inovadora. Gerar conteúdo relevante e adequado para a sua audiência, integrando o que você fala com sua marca, seus produtos e serviços. As redes sociais podem mudar e ainda mudarão bastante, porém, a maneira de gerar valor aos seus consumidores não mudará tão cedo. Então pense em como seu conteúdo, produtos e serviços poderão se encaixar na vida de seus consumidores sendo realmente relevantes. Considere qual hora do dia, quais atividades e produtos/serviços você pode adicionar valor e deixar sua marca mais perto deles.

Hoje quem ganha não é quem tem mais Likes
Conteúdo é tão relevante que o Facebook disponibilizou um botão no canto superior direito de cada história (post) no qual o usuário poderá marcar as "Top Story" e então será mostrado mais histórias como esta no topo do feed. Esta mudança é significativa, pois um "Top Story" definido por um usuário poderá atingir centenas de outros que o seguem quando visualizam o mural deste amigo sendo muito mais impactante que um Like.

Muitas coisas mudaram no Facebook, mas as estratégias continuaram as mesmas e a maneira de como abordar e interagir com seus consumidores se manteve. Um ponto a se considerar, seja agora com estas mudanças ou com muitas outras que irão surgir, é a relevância do conteúdo. Antes, as estratégias eram obter o maior número de "Likes", hoje a estratégia é levar as pessoas a interagirem e tomar ações sociáveis com sua marca.

Empresas que prezam por interação e conteúdo relevante farão a diferença neste mercado. Lembre-se, mudanças são sempre boas e bem vindas, não se desespere e mude com elas também.

*Ricardo Martins é formado em Marketing e estudioso em Marketing Digital, SEO, Search Marketing e Social Media. Twitter: @ricardopmartins

Por: Ricardo Martins

Ricardo Martins é especialista em marketing digital para varejo, e é responsável pelas estratégias digitais da Polishop.






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