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Cuidar do branding e da comunicação é fundamental para a evolução dos negócios no pós-pandemia

Calma! Este não é um artigo científico. O que precisamos entender é que esse cenário de incerteza afeta o branding das empresas!

Por Ricardo Inforzato - 05/11/2020

No momento em que vários países do mundo começam a pensar em medidas restritivas de trânsito de pessoas em função da cada vez mais presente segunda onda da COVID-19, a dúvida é entender quando esse problema terá fim. A única certeza é a de que o retorno à “normalidade” depende de uma vacina realmente eficaz. Calma! Este não é um artigo científico; o que precisamos entender é que esse cenário de incerteza afeta o branding das empresas, assim como faz com que seja necessário compreender de que forma a gestão da comunicação e do marketing pode gerar crescimento nas vendas, tomando como princípio esse período de pandemia e também no pós-pandemia.

A realidade é desafiadora. Os executivos precisam estar atentos, porque não é possível pensar em branding ou marketing sem relacionar os objetivos da empresa com a situação econômica que envolve restrições de consumo e, como consequência, redução orçamentária. Isso mostra a necessidade de uma capacidade extra no desenvolvimento do planejamento e no encontro de estratégias de comunicação que sejam criativas e consigam estabelecer os princípios de crescimento da empresa.

Aliás, essa capacidade criativa é imperativa, e fica impossível falar sobre comunicação sem olhar para o mundo digital. As empresas entenderam rapidamente que essa é uma possibilidade não só de incrementar vendas, mas também de posicionar-se e fortalecer a marca. Mais até:a presença digital faz surgir novos canais de comunicação e de interação para as marcas, que também começam a gerar conteúdo relevante pensando na fidelização de seus clientes.

É o que podemos chamar de política de portas abertas. Quando adota essa postura, a organização entra em uma seara em que acredita que comunicar-se de forma constante e transparente pode trazer mais benefícios. Por isso, entender como o público enxerga a sua marca é fundamental,pois diminui de maneira sensível a possibilidade de erro ou da perda de timing para o desenvolvimento de ações que possam chamar a atenção do consumidor.

A verdade é que nesse momento tão peculiar para as empresas, quanto mais próximo se estiverem do público-alvo, maior é a chance de sucesso. E “proximidade” ganha um novo sentido, muito além do contato físico ou digital: está próximo quem consegue se colocar ao lado, seja como parceiro ou como igual, ou ainda atingindo o núcleo de toda e qualquer relação de sucesso, o coração. Por isso, deve-se entender quais a mídias podem ser mais relevantes para a marca e quais ferramentas devem ser utilizadas se o assunto for o marketing digital. Lembrem-se: a escolha da ferramenta e da estratégia correta vai impulsionar os negócios e trazer relevância para a marca.

Isso é resultado da necessidade de as empresas terem que aprender rapidamente como alcançar um comprador que agora tem na cautela um mantra. Assim, se é verdade que todos os livros de marketing ressaltam a importância de se conhecer o perfil do consumidor, agora esse conhecimento é questão de sobrevivência. Os mercados estão se abrindo, as pessoas estão voltando para as ruas e o empresário deve observar o comportamento desse público.

É o momento de ir além. Não é a venda pela venda. As empresas precisam ter propósitos muito bem definidos para que consigam levar até o consumidor mensagens positivas e com total empatia. Solidariedade e humanidade passaram a ser valores mais do que desejados, pois geram confiança e segurança de consumo, principalmente nesse momento no qual os consumidores estão longe dos grandes pontos de vendas, preferindo a internet e também os pontos de vendas localizados nos bairros onde residem (e muitas vezes trabalham, graças ao advento do home office em decorrência da pandemia). Você já pensou em como conquistar a Proximidade de seu público-alvo?

Por: Ricardo Inforzato

Diretor de Planejamento e Estratégia da agência de Marketing Pílula Criativa