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Ferramentas auxiliam a reinvenção para as marcas

Empresas podem inovar com a adesão de aplicativos que tragam ressignificação para o negócio. Artigo conta história transformação de administradora de patrimônios

Por | 20/02/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Uma das grandes oportunidades de trabalhar desenvolvendo produtos digitais para uma empresa é poder construir, em parceria com o cliente, parte de sua história, seja qual for o tempo de duração do projeto. Isso porque estamos falando de criações inseridas no contexto digital que, naturalmente, representam inovação.

Um exemplo de inovação recente que mudou e marcou a história de uma empresa é o aplicativo We Care Wealth Management, desenvolvido para a empresa GPS Investimentos, administradora de patrimônios da América Latina. Inédito na história da GPS, que até então não tinha presença no universo mobile, o app surgiu a partir da visão do cliente de que havia a oportunidade de se aproximar do seu consumidor via dispositivos móveis.

E os resultados não poderiam ter sido melhores. Além de apresentar aos seus clientes todo o seu portfólio de investimentos de uma maneira prática e nova, o aplicativo da GPS colocou a empresa, mais uma vez, como referência em seu mercado de atuação. Tudo graças à inovação apresentada pelo aplicativo, que foi estruturado para atender à uma nova geração de investidores muito mais inseridos e acostumados a usar um smartphone para acessar conteúdo - ou, nesse caso, informações sobre seus investimentos gerenciados pela gestora.

Para que o produto atendesse a essa diretriz, foi necessário um trabalho muito próximo a stakeholders e clientes durante o processo de concepção do aplicativo. O objetivo era oferecer uma experiência simples e funcional para o cliente na hora de analisar as informações através de gráficos e tabelas, ler informes mensais e mensagens diretas personalizadas. Assim, toda a estrutura do app foi pensada para que ele se se transforme no principal canal de consulta e contato dos usuários com a GPS.

Apesar de acreditar, assim como a GPS, que o relacionamento pessoal nunca vai deixar de ter importância dentro do modelo de negócio deles, já conseguimos perceber, conversando com os clientes usuários do aplicativo, o quanto a tecnologia vem ajudando a trazer agilidade para os processos e a estreitar ainda mais a relação de confiança nos serviços da empresa.

A partir de mudanças como essa, que usam o UX Design como diferencial estratégico, as empresas conseguem melhoria de indicadores, sejam eles quais forem. Elevação de performance, aumento de vendas, redução de custos e automatização de processos são só alguns exemplos de resultados que um bom produto pode trazer às empresas. São esses desafios que nos fazem querer continuar evoluindo e acreditando que o design não só pode, como deve fazer parte do modelo de negócio de todas as empresas.

Por: Renato Lotfi

Sócio e Head de Design da Kiddo, consultoria especializada no design e desenvolvimento de produtos mobile, e CEO do Learning Hub, plataforma online de treinamento corporativo. Defende que o processo para desenvolvimento de apps e webapps mobile inclua investigação, workshops de design sprint, prototipagem rápida, design e gestão de produtos. Foi Diretor de Inovação e Marketing Digital da Rocker, agência do grupo ABC, e trabalhou como criativo para a JWT e Saatchi & Saatchi em Sydnei, na Australia, e para a Sunset e One Digital, em São Paulo


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