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5 coisas que o social media precisa saber sobre a nova atualização do Instagram

Praticamente todos os dias há mudanças no Instagram, com entrada de novas ferramentas e funcionalidades, mas a grande maioria delas passa despercebida

Por Rejane Toigo - 20/09/2021

O Instagram está em constante evolução. Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo, que pouco mudaram com o passar do tempo, o Instagram apresenta constantemente novas ferramentas e atualizações.

O objetivo é procurar melhorar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que cria novas funcionalidades de olho na concorrência. E estar atento a essas mudanças é fundamental, principalmente para quem atua como social media.

Afinal de contas, o Instagram costuma “premiar” com mais engajamento quem usa suas ferramentas e funcionalidades nativas. O melhor exemplo que podemos dar são os Reels, que estão com um alcance fantástico organicamente.

Mas teve outras atualizações apresentadas recentemente pelo Instagram, que apresento abaixo!

#1. A atualização é constante
A primeira coisa que o social media tem que saber é que houve de fato uma atualização maior no Instagram recentemente. Mas ela não é isolada: as mudanças acontecem constantemente.

Praticamente todos os dias há mudanças no Instagram, com entrada de novas ferramentas e funcionalidades, mas a grande maioria delas passa despercebida. Porém, outras chamam bastante atenção.

Em geral, essas atualizações acontecem quando o aplicativo avalia os comportamentos dos usuários. Ao mesmo tempo, nós também “ensinamos” o Instagram a como se tornar melhor por meio do nosso comportamento.

Todas essas informações são então recebidas pelo algoritmo, que é uma inteligência artificial, e ele se atualiza conforme essas novas informações da forma com o aplicativo é usado. 

E estar atento às novidades é sempre importante para o social media. Afinal de contas, como no exemplo do Reels que citei acima, o Instagram costuma entregar mais conteúdo organicamente quando as novas ferramentas são usadas.

#2. Mudança no link dos stories
Chega de falar “arrasta pra cima” nos stories! Agora, entram em cena os chamados Links Stickers, onde o link estará em uma figurinha clicável que devemos adicionar ao stories.

A mudança tem como objetivo facilitar a vida das pessoas, já que o “arrasta pra cima” era meio confuso e nem todo mundo conseguia executar a ação, não dando tanto engajamento. Em contrapartida, as figurinhas já são bastante populares e tornam a experiência muito mais fácil, tanto para quem cria, quanto para quem clica.

E aí entra a importância do social media: colocar esse link de forma atrativa e visível no stories, para que sua audiência tenha vontade de clicar nessa figurinha.

#3. Link no stories para todos
A terceira grande mudança é a democratização dos links nos stories. Até então, apenas contas com mais de 10 mil seguidores tinham a possibilidade de adicionar links nos stories e, com a nova atualização do Instagram, isso passará a ser permitido para todos.

E isso é uma excelente notícia para os microinfluenciadores, que poderão usar esse recurso nos seus stories. Nesse sentido, o social media também deverá se adaptar e criar histórias e artifícios para que os microinfluenciadores possam levar seus seguidores para outras páginas também.

Essa mudança deve ser vista com bons olhos para o social media. Afinal de contas, haverá maior demanda de trabalho através dos pequenos empreendedores, que vão precisar de ajuda e planejamento para otimizar essas funções do Instagram para levar seus clientes para seu site.

#4. Fim do IGTV
O Instagram acabou com o IGTV com as novas atualizações. Até então o IGTV tinha um feed paralelo, onde ficavam os vídeos postados, e que agora deixou de existir: todos eles vão diretamente para o feed principal.

Com essa mudança, agora há apenas a possibilidade de postar vídeos, seja no tamanho inteiro da tela, ou então no formato padrão do feed do Instagram. Além disso, todos os vídeos postados agora ficarão em uma aba única para esse tipo de material.

Agora nos perfis há a aba do Feed, a aba do Reels, e a aba dos Vídeos, onde podem ser encontrados todos os vídeos postados, indiferente de qual tamanho e duração ele tenha.

#5. Fim dos compartilhamentos
A quinta mudança já anunciada, mas que ainda não foi efetivada em todos os perfis, é o fim do compartilhamento dos posts. Até então, podíamos clicar no aviãozinho e compartilhar os posts em nossos stories. Com a nova atualização, essa função vai deixar de existir.

Ainda não há uma explicação muito clara por parte do Instagram sobre essa mudança, mas o que dá para entender é que eles querem que postagens de feed, fiquem no feed, e os stories fiquem apenas como stories.

Resta saber como será a reação dos usuários frente a essa modificação. Afinal de contas, o compartilhamento era uma forma de conhecermos novos conteúdos e contas que nossos amigos compartilhavam.

Uma ferramenta dinâmica
Importante dizer que essas atualizações ainda estão sendo implementadas, e nem todas as contas já contam com essas novas funcionalidades. Mas algo que precisa ficar claro é que o Instagram é a plataforma que mais se modifica. Está constantemente em atualização, seguindo tendências e criando novas experiências para os usuários.

E isso impacta também no social media, que deve se reinventar a todo instante, estudar e aproveitar as novas oportunidades que surgem — como a possibilidade de passar a atender pequenas contas graças à democratização dos links nos stories.

Na minha opinião, essas atualizações são sempre necessárias, e eles a fazem para melhorar a experiência do usuário. E se o intuito deles é esse, o nosso como social media também deve ser. 

Portanto, devemos estudar constantemente essas atualizações, acompanhar as tendências dos usuários e com isso, atender também melhor os clientes, oferecendo novas possibilidades e maximizando seu engajamento nas redes sociais. 

Por: Rejane Toigo

Rejane Toigo atualmente é Mestranda em Neuromarketing na Florida Christian University, palestrante em eventos e convenções na área de marketing e produtora de cursos e treinamentos de marketing digital.