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Marketing de Experiências: Aventuras da realidade

Por | 19/04/2006

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Marketing de Experiências: Aventuras da realidade
Pierre Schürmann*

A crescente virtualização dos relacionamentos, dos meios de comunicação, da experiência, enfim, tem produzido um movimento também crescente, de intensidade semelhante e em sentido contrário: a de valorização da experiência real. Quando tudo se encaminha para o virtual, para experiências sintéticas, a distância, não presencial, o real volta a ganhar perspectivas diferenciadas de compartilhamento de experiências inéditas.

Daí a procura, por um número cada vez maior de pessoas e de empresas, por experiências de vida mais radicais, mais emocionantes, mais limite. Afinal, a sensação de sentir-se vivo é a que dá o sentido para tudo o mais. Todos querem sair do comum, querem se emocionar.

O Marketing Experience, ou Marketing de Experiências, é o segmento do marketing que acompanha esse movimento de valorização do real e é perito em promover aventuras da realidade. Eventos e ações diferenciados, que falam muito mais ao coração da pessoa, têm se mostrado uma ferramenta eficaz de relacionamento e até de geração de negócios para o mercado corporativo.

O Experience Marketing visa a surpresa. E, para surpreender, busca alcançar primeiramente os sentidos, via conexão emocional. O alto executivo não será convidado para mais um happy hour de negócios, participará de uma aventura gastronômica ao lado de um chef de cuisine. E não só: será convidado a preparar seu próprio prato, numa verdadeira clínica gastronômica na qual poderá estar presente também a sua esposa ou marido. Velejará ao lado de profissionais, jogará futebol com craques, viajará para lugares diferenciados e com uma programação personalizada. O alto executivo não assistirá simplesmente a eventos, sempre participará deles como protagonista. Marketing de Experiências implica o envolvimento do alto executivo ou consumidor numa experiência que se constrói e se compartilha. Em uma única palavra: participação.

O real é um manancial infinito de aventuras extraordinárias. O Marketing Experience tem a função específica de descobrir oportunidades e criar situações diferenciadas para marcar uma vida. Grandes empresas e marcas nascem de um compromisso com o desenvolvimento profissional e até mesmo afetivo de seu público. Nascem do estabelecimento de uma relação que se quer sempre nova, dinâmica, atualizada a todo instante. O consumidor também quer ser surpreendido, seduzido. Apostar em aventuras da realidade é viver experiências conjuntas que aprofundam vínculos e atualizam conteúdos de vida.

O sentido de exclusividade é um dos princípios básicos das ações do Marketing de Experiências. E quando falo em exclusividade, não me refiro àquela das dezenas de correspondências que chegam até nós e nos dizem que as ofertas e brindes que recebemos são exclusivos, que somos especiais, quando sabemos que outros milhares de pessoas receberam as mesmas ofertas e brindes. Falo de exclusividade mesmo, de experiências inéditas, realizadas sob medida, diferenciadas. Quer que seu consumidor se sinta realmente especial, tratado com exclusividade? Prepare uma aventura da realidade com o patrocínio da sua empresa ou marca. Ela se tornará inesquecível.
É fácil também perceber que o consumidor ou cliente não se contenta mais em ser supostamente reconhecido, princípio básico dos programas de relacionamento, e receber, ao final, por sua fidelidade, um cupom que vale uma pizza média num restaurante. O prêmio por contribuir às vezes com milhares de reais por mês se resume a isso? Com a concorrência cada vez mais acirrada, devido à oferta abundante - marcas também se globalizaram, competindo em todos os mercados -, fidelidade é um bem extraordinário e muito valioso. Presentear o seu público fiel com experiências diferenciadas, lúdicas, em ambientes que favoreçam a descontração, pode ser o seu grande diferencial.

Proporcionar aventuras da realidade é garantir espaço definitivo no coração do seu público. O comum ou previsível não encanta mais ninguém.

*Pierre Schürmann é presidente da Conectis, a primeira agência do Brasil especializada em Marketing Experience criadora do Experience Club.

Por: Redação




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