A importância do relacionamento eficiente entre empresas e clientes | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A importância do relacionamento eficiente entre empresas e clientes

Por | 21/06/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A importância do relacionamento eficiente entre empresas e clientes

Lídia de Oliveira*

O aumento da concorrência e a mudança do perfil do cliente, cada vez mais exigente, obrigam as empresas a investirem em diferenciais para incrementar e manter a participação de mercado. O espaço na preferência do consumidor é disputado acirradamente e reflete a grande quantidade de produtos e serviços similares que são oferecidos. Neste sentido, as empresas têm cada vez mais apostado em programas de fidelidade para manter os clientes conquistados e estreitar vínculos.

Nos programas de relacionamento, é necessário estabelecer um canal de contato com o cliente, fazer com que ele se sinta diferente em relação aos outros e recompensá-lo de acordo com sua faixa de consumo. Programas de fidelidade também devem ser, primordialmente, uma forma de entender aquilo que o cliente quer ou precisa.

A efetividade desta ação depende também de cumprir as promessas que são feitas previamente para os clientes. Para garantir este sucesso é preciso estabelecer um regulamento organizado que contemple todas as informações necessárias. O cliente também deve receber um suporte adequado por meio do serviço de atendimento ao consumidor para esclarecer dúvidas e ser orientado adequadamente.

Além disso, os prêmios, principal motivo para a participação em um programa de fidelidade, precisam estar de acordo com as expectativas dos clientes, sendo exclusivos e personalizados. Para conseguir ir de encontro a estas expectativas, as empresas devem aproveitar as informações armazenadas em bancos de dados. Os dados fornecidos devem ser utilizados para conhecer o cliente e não apenas para formar um cadastro.

A maior dificuldade das empresas é entender que a lealdade do consumidor é um sentimento que deve ser conquistado ao longo do tempo e que não se pode tentar confundi-lo ou enganá-lo. Para reter o cliente é preciso oferecer atributos tangíveis, como preço acessível e compatível com a qualidade dos produtos. Para manter um relacionamento constante é necessário avaliar a todo momento quais são seus hábitos e vontades e procurar satisfazê-los. O sentimento de lealdade está intimamente ligado à confiança que o consumidor tem em relação à marca.

O momento da compra também é muito importante. Para torná-lo mais eficiente, e fazer com que a marca seja aceita e posteriormente reconhecida, uma boa alternativa é investir em ações de merchandising no ponto-de-venda para tirar dúvidas e auxiliar o cliente em suas necessidades.

Os programas de relacionamento são fortes aliados das estratégias de marketing, uma vez que o esforço desta ação está voltado para a conquista e para a manutenção dos clientes. As empresas precisam apenas saber como estruturá-los e utilizá-los realmente a favor do relacionamento com seu cliente para que ele troque as vantagens oferecidas pela fidelidade à marca.

*Lídia de Oliveira é diretora do Grupo Plus Advance Marketing Integrado. Com 8 anos de experiência em marketing promocional, já atuou nas empresas Credicard, Redecard, Visanet, entre outras. É pós-graduada em Comunicação pela ESPM e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss