Agência x Cliente. O conflito em que ninguém ganha | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Agência x Cliente. O conflito em que ninguém ganha

Leia o artigo de Antonio Mafra

Por | 19/12/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Agência x Cliente. O conflito em que ninguém ganha

Por Antonio Mafra*

Neste ano a internet terá uma participação em torno de 3% no bolo de comunicação e com perspectiva de aumento em mais de 19% de faturamento em relação ao ano passado. Há clientes que já investem mais de 70% da sua verba de comunicação no meio digital. Soma-se a isso o amadurecimento da chamada Web 2.0, tanto como meio de comunicação como fonte relacionamento com o cliente. E como este mundo digital não pára de crescer, muitas outras aquisições e novas agências irão surgir no mercado on-line para participar desta festa.

Agora gostaria de provocar alguns questionamentos: de onde virá tanta gente para atender essa demanda? Como estão se organizando as agências? Como estão agindo e organizando os clientes? Como aproveitar tudo isso?

A minha idéia aqui não é fazer deste artigo uma forma de rivalidade entre o certo e o errado, entre Agência X Cliente - já que dentro desses núcleos há os seus próprios conflitos (Marketing X Comercial ou Atendimento X Criação), isso é uma outra história - entendo que todos devam andar de mãos dadas a fim de buscar o melhor resultado, mas quando converso com clientes ou com pessoas de agências, vejo olhares de insatisfação mútuos.

É certo que vivemos em uma época onde tudo é pra ontem. Uma correria danada e que de uma hora para outra há novas idéias e necessidades de campanhas e incremento das vendas. No meio desta loucura existem pessoas que estão envolvidas no processo e que tem expectativas diferentes.

O cliente, na maioria das vezes, acredita que conseguiu inserir a agência em seu cotidiano e planejamento, espera soluções para os problemas, trabalhos esplendorosos e jobs mais assertivos. Por outro lado existe a agência que também tem que sobreviver com verbas cada vez mais minguadas e em uma concorrência implacável, ainda por cima, tem o dever de atender suas contas com o máximo de perfeição que não é alcançada, se é possível alcançar isso.

Vejo que há uma miopia entre o que o cliente espera e o que a agência pode entregar sendo isso um fator de desgaste para ambos durante o período de convivência, e até motivo para tomar a atitude extrema, ou seja, romper o relacionamento que muitas vezes é justificado como "necessidade de novos ares".

Um dos principais fatores que acredito e posso apontar é falta de mão-de-obra qualificada para o setor, muitos jovens são absorvidos por empresas e ainda estão despreparados para lidar com o dia-a-dia e com a exigência de qualidade cada vez maior do mercado. Algumas iniciativas já estão sendo feitas, tais como a da Agência Click que faz parcerias com universidades, e também o IAB que agora tem em sua gestão a qualificação de profissionais como uma de suas principais metas. Quero deixar claro que isto serve tanto para agências, clientes e veículos.

Também concluo que muitas vezes a perda de foco no objetivo proposto inicialmente e a falta de planejamento que pode até ser feito, mas costuma ficar enterrado e uma dúzia de apresentações e planilhas nos computadores ou mesmo dentro da gaveta durante o ano são os grandes vilões. A falta de coragem para colocar em prática o que foi pensado anteriormente e o conforto de apostar no que já deu certo são os caminhos que parecem ser mais fáceis, porém são apenas ilusões.

Enquanto não tivermos pessoas capazes, exercitarmos o planejamento e ter atitude para ousar ou mesmo saber quando não ousar, teremos pessoas angustiadas e cada vez mais insatisfeitas com o trabalho, implicando em resultados não tão bons que são comemorados como se fossem a última bolacha do pacote.

* Antonio Mafra é pós-Graduado em Administração de Marketing (FAAP). Implantou o Portal de Vendas diretas da Distribuidora Farmacêutica Panarello. Coordenou o marketing on-line do Banco PanAmericano, neste período projetou e executou o Plano de Presença Digital (PPD) que foi eleito como Case de Planejamento pela Associação Brasileira de e-Business em 2007  e atualmente coordena o projeto de e-commerce na Porto Seguro Cia de Seguros Gerais.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

O papel do Propósito nas organizações

Banda formada por executivos realiza show de rock beneficente em SP

Philip Kotler lança livro com tema sobre Marketing Social com Nancy R. Lee

Piraquê cria coleção de roupas e acessórios

Especialistas em Marketing indicam leituras para inspirar carreira

A importância do Propósito é resgatada em livro

4 insights para sua estratégia de conteúdo

SKY ativa serviço de vídeo on demand durante o Rock in Rio

10 formas para convencer o gestor a investir em Inbound Marketing

Live – apresentação de pesquisa exclusiva sobre Marketing Digital

O estado da automação de Marketing em 2019

Supermercados propõem alternativas para sacolas plásticas no RJ

Estudo analisa a relevância dos memes na internet brasileira

Farmazon promete ser o Uber das Farmácias

Inteligência de dados de ponta a ponta

3 barreiras a serem vencidas na mídia digital

Aumenta tempo de utilização de TV via Streaming entre brasileiros

10 tendências para mídias sociais em 2019

Presença digital das marcas brasileiras mais valiosas de 2018

Qual a maturidade do mercado de mídia programática no Brasil?

Tendências e oportunidades para o e-commerce brasileiro

Diminui o medo de perder emprego em função da tecnologia

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva



Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss