Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Publicidade

Você sabe o que sua marca anda fazendo?

Leia o artigo de Gabriel Saul Maialli

Por | 17/12/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Você sabe o que sua marca anda fazendo?

Por Gabriel Saul Maialli*

Você realmente sabe como a marca de sua empresa está tratando seus consumidores? As empresas se preocupam em definir posicionamentos consistentes, únicos e diferenciadores para suas marcas visando cada vez mais um relacionamento saudável com seus clientes, buscando a tão almejada fidelização. Mas será que estas empresas estão controlando como a marca anda se comportando? Não adianta apenas criar posicionamentos e deixar de monitorá-los nos diversos Pontos de Contato da marca.

Pontos de Contato são todos os meios com os quais a marca se relaciona com seus diferentes públicos: embalagem, comunicação de Marketing, site, canais de distribuição, preço, entre inúmeros outros.

Uma tarefa bastante complexa, mas de suma importância para a construção e gestão de marcas, é o mapeamento dos Pontos de Contato. Em geral, as empresas acabam esquecendo, ou não dando tanta atenção, para um dos principais pontos: seus próprios funcionários.

Pode-se citar um exemplo simples de como este Ponto de Contato compromete toda a imagem da marca. Caso um cliente, ou prospect, venha a ter algum tipo de problema com o atendimento que recebeu de determinada empresa, dificilmente vai atrelar este fato à pessoa que o atendeu, e sim a empresa. Ou seja, ele não falará aos outros que "Beltrano" ou "Ciclano" o atende mal, e sim falará que aquela empresa possui péssimo atendimento.

E este cliente tem razão sim em culpar a empresa. Qualidade no atendimento e disseminação do posicionamento para todos colaboradores não se trata de diferencial competitivo, e sim de obrigação das empresas.

* Gabriel Saul Maialli é especialista em Branding pela Universidade Anhembi Morumbi e formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela PUC de Campinas. Atualmente é Analista de Marketing da Bunge Fertilizantes.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss