Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Inovação: um processo de pensar transformador

Leia o artigo de José Leão de Carvalho

Por | 01/10/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Inovação: um processo de pensar transformador

Por José Leão de Carvalho*

Se já é conhecido, é passado. Inovação é resultado de processos e atitudes no pensar. Embora essa afirmação seja aceita nos diversos círculos que se envolvem com inovação, a práxis tem se mostrado totalmente desconectada desse fato conhecido.

As propostas que pretendem desenvolver inovação investem apenas em máquinas e equipamentos, em conhecimentos, em aquisição de tecnologias, em títulos acadêmicos, ou seja, em insumos importantes, mas já-existentes. Não se cogita o Ainda-Não.

Sequer se menciona os processos e atitudes da inteligência que acrescentam diferenças a esses insumos. Omite-se exatamente o que gera inovação. Mas esses insumos não fazem parte do conhecimento existente? Fizeram. Cada inovação exige que a inteligência se mobilize e se mova.

Para que a inteligência não se ajoelhe diante do conhecimento existente ou de uma tecnologia consagrada, é preciso que o sujeito pensante (individual ou coletivo) se permita processos mentais que abrem outras possibilidades. Ao proceder assim, terá de lidar com atitudes mentais que possam estar brecando ou desmobilizando a intervenção transformadora.

Quem quer que tenha inovações de qualquer natureza em seu crédito, terá percebido que o "salto inovador" resultou de uma variante na trilha mental que então percorria. Há quem atribua essas variantes ao acaso, isso não importa agora. Na maioria dos casos, a mídia e a comunidade profissional se encarregaram de alimentar-lhe a imagem de genialidade.

O que cabe destacar é o persistente desprezo aos fenômenos cognitivos que desenvolvem inovação em qualquer campo. O foco das "materialidades visíveis" não constitui uma miopia exclusiva da cultura norte-americana, muito pelo contrário. Ela está presente na idolatria professada por algumas culturas "em desenvolvimento", inclusive ou principalmente em nosso país.
 
* José Leão de Carvalho é presidente e diretor metodológico do Ilace - Instituto Latino-Americano de Ciências Cognitivas e Estratégia (e-mail: ilace@ilace.org.br)

Por: Redação








Comentários

Artigos do autor:

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo

Brasileiros que vivem de forma leve sentem mais prazer na vida

Masculinidade: como os homens tem se comportado

O valor das marcas patrocinadoras da Copa e da Seleção Brasileira

Nescau incentiva a inovação em exposição de produtos

Itaú é a marca mais mencionada no Twitter sobre Copa2018

Millennials ganham atenção do mercado de luxo

VidCon 2018: Youtube aposta em novas ferramentas

Restaurantes com promoções durante a Copa do Mundo são mais atrativos

Clientes estão muito mais exigentes, aponta Salesforce

Nescau convida consumidores de Toddy a torcerem junto pela seleção

Principais bancos do Brasil se unem e criam fintech

Coca-Cola é a patrocinadora mais lembrada da Copa do Mundo 2018

Google cria ferramentas para PMEs usarem na Copa e Dia dos Namorados

Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

Editora cria palavras cruzadas com memórias de quem tem Alzheimer

Hábitos e desejos de compra para a Copa do Mundo de 2018

Reputação diante dos provedores garante alta taxa de entregabilidade

Tecnologia e criatividade impulsionam valor das marcas

Skol muda nome e convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+

Transformação tecnológica: por que tantas percepções diferentes?

Mobile continua forte na América Latina

Perfil dos gamers brasileiros: mulheres são maioria

Vilma, Grupo Zap e Herbalife se reposicionam no mercado

Saiba quais são as remunerações para quem atua em TI no Marketing

Dia das Mães: expectativa de boas vendas no e-commerce

Centennials buscam presente para o Dia das Mães nas redes sociais

Marketplace impulsiona vendas no e-commerce

Beauty Fair cria campanha de empoderamento pessoal

Apas Show 2018: veja o resumo do primeiro dia

7 dicas para os lojistas faturarem mais durante o Dia das Mães

Como a Inteligência Artificial pode interferir na jornada de compra

O Boticário apresenta novo modelo de loja em Salvador

Brasileiros buscam alimentação saudável sem radicalismos

Mauricio de Sousa e Dedé Santana fazem parceria para criação de circo

Mulheres mudam prioridades de vida após empoderamento

Por que bancos, serviços e varejo estão entre marcas mais valiosas?

Engajamento é fundamental para o sucesso do e-mail marketing

Santander cria serviço de transferência internacional com blockchain

Empresas consideram dados na definição da estratégia de negócios



Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss