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Não esqueçam do cliente interno!

Não esqueçam do cliente interno!

Por | 08/03/2007

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Não esqueçam do cliente interno!

Por Maria Del Pilar Munoz*

Se as organizações empresariais fossem pessoas, poderíamos dizer que os colaboradores funcionam como células. Se não estiverem energizadas e focadas em uma meta comum, que é a de manter o organismo funcionando perfeitamente, o todo fica desequilibrado.

Em outras palavras, não basta ser uma empresa ética, transparente, justa, que respeita a diversidade e que seja social e ambientalmente responsável se os colaboradores não forem alimentados constantemente com os nutrientes necessários para manter o foco. Os gestores de empresas bem sucedidas têm consciência disso, colocando em prática uma atividade extremamente relevante para a nutrição das suas células: o Endomarketing.

Uma coisa é certa: não há colaboradores satisfeitos e comprometidos com os objetivos organizacionais se não forem envolvidos de forma aberta e inclusiva. Figurar entre as melhores e mais admiradas empresas no setor de atuação é o sonho de grande parte das empresas. Se, além disso, a organização for reconhecida como a melhor do seu segmento para se trabalhar, pode-se dizer que está no caminho certo sob dois importantes aspectos, que por muitas vezes se mostram interdependentes: do sucesso empresarial e da satisfação de seus colaboradores.

A sinergia pode ocorrer de maneira natural. Na Eurofarma, por exemplo, 80% das ações do departamento de Comunicação Corporativa são voltadas para o público interno. O principal objetivo é disseminar a cultura da empresa. Dia após dia, são identificadas oportunidades internas e assuntos relevantes para os colaboradores.

Cabe à empresa trabalhar o engajamento, a união, além de promover o orgulho de ser parte da organização. Pesquisas internas e externas que avaliem o clima organizacional e a imagem institucional são importantes. O departamento de Comunicação conta com alguns "termômetros" neste sentido e com um mix variado de ações/produtos para aproximar-se de todos os colaboradores, como informativos, newsletters, Intranet, murais, painéis eletrônicos, etc.

A satisfação do cliente externo é a extensão do bom atendimento realizado entre as áreas no dia-a-da da empresa. Investir na satisfação do cliente interno, não se resume à oferta de salários e benefícios compatíveis com o mercado, ou até mesmo mais arrojados. Muitas vezes o "diferencial" está na proposta da empresa, na sinergia de valores, no discurso alinhado à prática e na crença no futuro da organização. Acreditar na empresa e no seu futuro é o elemento-chave. Quanto mais claro estiver para todos os níveis qual é a proposta da empresa, aonde se quer chegar e como, mais fácil será para o público-interno avaliar a empresa e enxergar-se como parte do time.

O Endomarketing é, sem dúvida alguma, uma importante ferramenta para o sucesso das corporações. Quando bem feito, transforma os colaboradores em multiplicadores da boa imagem da empresa, dos produtos por ela fabricados. Os valores expressos pela empresa e respeitados por seus colaboradores nortearão a sua trajetória.

As campanhas internas trazem ganhos importantes e podem ser avaliadas frequentemente para garantir que os objetivos estão sendo atingidos. O grau de comprometimento dos colaboradores também tende a se elevar, melhorando a performance e adotando uma postura pró-ativa.

* Maria Del Pilar Munoz é diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma.

Por: Redação




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