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A contribuição das pesquisas na melhoria das questões sociais e ambientais

A contribuição das pesquisas na melhoria das questões sociais e ambientais

Por | 28/02/2007

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A contribuição das pesquisas na melhoria das questões sociais e ambientais

Por Nelsom Marangoni*

O Fórum Econômico Mundial divulgou recentemente o Relatório de Riscos Globais de 2007, no qual o destaque é a desconexão entre a capacidade que tem a humanidade de abrandar os riscos globais e os problemas gerados por eles. O documento sugere que 23 questões sociais, ambientais e civis pioraram nos últimos doze meses, apesar dos inúmeros alertas sobre seus potenciais impactos.

Essa realidade contradiz as notícias de inúmeras iniciativas sociais e ambientais que recebemos todos os dias. Isso acontece porque, para que essas iniciativas sociais e ambientais se transformem de fato em atitudes positivas, é imprescindível que as pessoas entendam e assimilem seus valores, sintam-se parte delas. É preciso que elas tenham significados relevantes para haver uma identificação e até mesmo a adesão a essas iniciativas. A pesquisa pode verificar esses significados.

Será que, mesmo diante de tantas iniciativas, a população está de fato preocupada ou envolvida com esses aspectos? Infelizmente, isso ainda é periférico. De forma geral, a população tem baixo conhecimento dos fatores que influenciam o meio ambiente e a sociedade, e sua atitude ainda é bastante sutil, na espera de que "alguém o faça". Com exceção dos momentos críticos de crise, quando a população é extremamente solidária, as pessoas costumam não assumir atitudes individuais, pensando serem inúteis, já que, isoladamente, essas atitudes não se refletiriam em resultados efetivos para toda a sociedade. Aqui a pesquisa também poderia trazer subsídios para estimular o desenvolvimento de atitudes que possam levar a ações de cunho social e/ou ambiental. Além disso, poderia medir a evolução dessas atitudes. 

A pesquisa pode contribuir de várias formas com iniciativas de cunhos social e ambiental, mapeando, por exemplo, as relações dos cidadãos com o meio ambiente, a sociedade e o mercado. Para o mundo empresarial, a pesquisa já é, há tempos, reconhecidamente uma ferramenta essencial para a condução de suas estratégias. Mas o universo da pesquisa é muito amplo e não se restringe apenas à formação de marcas, marketing e desenvolvimento de produtos. Essa disciplina poderia dar uma contribuição significativa para que os setores público e privado possam estabelecer políticas e conseguir o envolvimento da população.

As pesquisas podem contribuir porque têm a capacidade de identificar os valores da população e, assim, prover informações valiosas na otimização das iniciativas de empresas privadas, organizações não-governamentais e setores públicos.

Políticas públicas e mesmo campanhas de saúde pública e educação seriam melhor elaboradas se houvesse informações adequadas sobre as necessidades e expectativas da população. Um serviço público, a exemplo da marca de um produto, tem de estar adequado às necessidades e aos valores de um determinado target. A pesquisa pode gerar esse conhecimento.

O mesmo se aplica às iniciativas empresariais, que, num estágio inicial, compreendem que assumir compromissos sociais e ambientais podem constituir-se em elementos importantes no processo de branding de empresas, marcas ou produtos. Só que há mais do que isso. Compreender o universo, os valores e a efetividade das ações contribui para o fortalecimento e o sucesso de iniciativas e, conseqüentemente, de seus planejamentos estratégicos.

*Nelsom Marangoni é diretor executivo do IBOPE Solution, empresa do Grupo IBOPE especializada em pesquisas ad hoc (por encomenda). Nelsom atua no mercado de pesquisa há 32 anos. Foi presidente da Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABIPEME), participou da fundação e atuou como presidente da Associação das Empresas de Pesquisa (ABEP) e é membro das instituições internacionais European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), American Marketing Research (AMA) e World Association for Public Opinion Research (WAPOR).

Por: Redação




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