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Como construir uma boa base de contatos para e-mail marketing

Leia o artigo de Fabio Nunes, Diretor da Zartana

Por | 18/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Como construir uma boa base de contatos para e-mail marketing

Por Fabio Nunes*

Com a popularização do e-mail marketing muitas empresas estão considerando iniciar seus esforços para explorar também os benefícios do marketing digital, e neste meio, onde a reputação vale cada vez mais, é importante começar do jeito certo, pelo começo, e o começo do e-mail marketing é a construção de uma boa base de contatos.

Atualmente já é comum ouvirmos casos de sucesso de campanhas de e-mail marketing, e nestes casos, talvez uma única informação seja comum a todos - os resultados foram obtidos através de uma relação de confiança entre a empresa e seu público. O e-mail marketing adota como premissa as boas práticas do marketing de permissão, que considera como lei número um a opção do usuário por iniciar um relacionamento com sua empresa, o chamado opt-in.

Conseguir a autorização dos usuários para receber seus boletins por e-mail é a tarefa inicial e talvez a mais difícil em uma relação que está inciando. É como conseguir o telefone daquela garota que você sempre pensou em conquistar. A partir dai, os resultados dependem apenas de seu desempenho.

Seu site é um ótimo ponto de partida para novas conquistas, 93% das empresas que fazem E-mail Marketing têm formulário para cadastro na página principal, ofereça diferentes formas para cadastro em seu site (através do formulário de contato, formulário exclusivo para newsletter, etc) e deixe claro como usará a comunicação, lembre-se que essa é a principal forma de enriquecer sua base.

Mantenha um link de fácil acesso em todas suas páginas e colete apenas informações que serão utilizadas no processo de segmentação. É importante comunicar a freqüência com que as mensagens serão enviadas e descrever resumidamente o conteúdo. Não deixe as caixas de opção para recebimento de e-mails pré-selecionadas, deixe sempre o usuário fazer sua escolha.

Neste momento todos os esforços para angariar cadastrados no mundo físico e no mundo digital são válidos, além de explorar bem seu site, disponibilize recursos do tipo "enviar para um amigo" em seus e-mails, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo, etc), peça para sua equipe de callcenter e suporte solicitar autorização para o envio de mensagens a cada contato de clientes, colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up agradecendo o cadastramento), através de sua equipe de negócios contate seus clientes e ex-clientes e solicite autorização para adicioná-los, promova seu boletim em páginas de conteúdo próprio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar, divulge seu e-mail e formulário de cadastro em todo lugar possível, caixa de produtos, banners e pesquisas.

Caso você não tenha uma base de e-mails, iniciar suas campanhas com listas de terceiros poder ser uma alternativa, porém utilize com cautela e moderação. Pesquise sobre a idoneidade do fornecedor, existem empresas especializadas em comercialização e enriquecimento de base. Construir sua própria base de contatos é a melhor forma de conseguir resultados, lembre-se que estamos falando de relacionamento conquistado a base de confiança, e isso não se vende em qualquer esquina.

* Fabio Nunes é Diretor Executivo da Zartana.

Por: Redação




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