Como construir uma boa base de contatos para e-mail marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Como construir uma boa base de contatos para e-mail marketing

Leia o artigo de Fabio Nunes, Diretor da Zartana

Por | 18/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Como construir uma boa base de contatos para e-mail marketing

Por Fabio Nunes*

Com a popularização do e-mail marketing muitas empresas estão considerando iniciar seus esforços para explorar também os benefícios do marketing digital, e neste meio, onde a reputação vale cada vez mais, é importante começar do jeito certo, pelo começo, e o começo do e-mail marketing é a construção de uma boa base de contatos.

Atualmente já é comum ouvirmos casos de sucesso de campanhas de e-mail marketing, e nestes casos, talvez uma única informação seja comum a todos - os resultados foram obtidos através de uma relação de confiança entre a empresa e seu público. O e-mail marketing adota como premissa as boas práticas do marketing de permissão, que considera como lei número um a opção do usuário por iniciar um relacionamento com sua empresa, o chamado opt-in.

Conseguir a autorização dos usuários para receber seus boletins por e-mail é a tarefa inicial e talvez a mais difícil em uma relação que está inciando. É como conseguir o telefone daquela garota que você sempre pensou em conquistar. A partir dai, os resultados dependem apenas de seu desempenho.

Seu site é um ótimo ponto de partida para novas conquistas, 93% das empresas que fazem E-mail Marketing têm formulário para cadastro na página principal, ofereça diferentes formas para cadastro em seu site (através do formulário de contato, formulário exclusivo para newsletter, etc) e deixe claro como usará a comunicação, lembre-se que essa é a principal forma de enriquecer sua base.

Mantenha um link de fácil acesso em todas suas páginas e colete apenas informações que serão utilizadas no processo de segmentação. É importante comunicar a freqüência com que as mensagens serão enviadas e descrever resumidamente o conteúdo. Não deixe as caixas de opção para recebimento de e-mails pré-selecionadas, deixe sempre o usuário fazer sua escolha.

Neste momento todos os esforços para angariar cadastrados no mundo físico e no mundo digital são válidos, além de explorar bem seu site, disponibilize recursos do tipo "enviar para um amigo" em seus e-mails, apresente os benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo, etc), peça para sua equipe de callcenter e suporte solicitar autorização para o envio de mensagens a cada contato de clientes, colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up agradecendo o cadastramento), através de sua equipe de negócios contate seus clientes e ex-clientes e solicite autorização para adicioná-los, promova seu boletim em páginas de conteúdo próprio e de parceiros, sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar, divulge seu e-mail e formulário de cadastro em todo lugar possível, caixa de produtos, banners e pesquisas.

Caso você não tenha uma base de e-mails, iniciar suas campanhas com listas de terceiros poder ser uma alternativa, porém utilize com cautela e moderação. Pesquise sobre a idoneidade do fornecedor, existem empresas especializadas em comercialização e enriquecimento de base. Construir sua própria base de contatos é a melhor forma de conseguir resultados, lembre-se que estamos falando de relacionamento conquistado a base de confiança, e isso não se vende em qualquer esquina.

* Fabio Nunes é Diretor Executivo da Zartana.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Inteligência de dados de ponta a ponta

3 barreiras a serem vencidas na mídia digital

Aumenta tempo de utilização de TV via Streaming entre brasileiros

10 tendências para mídias sociais em 2019

Presença digital das marcas brasileiras mais valiosas de 2018

Qual a maturidade do mercado de mídia programática no Brasil?

Tendências e oportunidades para o e-commerce brasileiro

Diminui o medo de perder emprego em função da tecnologia

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss