Mídia exterior, política e poluição visual | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Mídia exterior, política e poluição visual

Mídia exterior, política e poluição visual

Por | 01/03/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Mídia exterior, política e poluição visual

Por Edson Zogbi*

Hoje, em plena época de divulgação maciça dos efeitos maléficos causados pela ação do homem na natureza, que prometem alterar a condição da nossa espécie para sempre, passamos por um problema, como se diria coloquialmente, no nosso próprio quintal. A cidade de São Paulo aprovou na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que visa banir a publicidade das ruas. Objeto direto da aplicação desta lei são os outdoors e os painéis, além das empenas de prédios e tudo mais.

Além de ser uma mídia imposta ao cidadão, que não escolhe ter na sua frente, ela é poluição pelo excesso de informação que está exposta na totalidade do que está na rua, não pelo seu conteúdo isolado. Também é indubitável que absorvemos estas informações. Já é provado que registramos todas elas inconscientemente e que, se elas não nos dizem respeito, podem ser consideradas lixo informacional.

O lado social do desemprego causado pelas pessoas que trabalham neste segmento, se a lei for aplicada, deve sim ser objeto da responsabilidade pública, mesmo porque foram os órgãos públicos que permitiram este mercado se formar e chegar onde chegou. O mínimo que se espera é que haja um suporte para a recolocação dos empregados deste setor em outras funções, e que os empresários de mídia exterior recebam algum tipo de indenização, desde que tenham trabalhado regularizados até a retirada das suas placas.

É tudo muito claro, temos que aderir à mudança para combater a poluição visual da cidade e também temos que nos preocupar com as pessoas deste setor. Se fossemos um país de primeiro mundo, sem jeitinhos, conchavos, interesses empresariais vinculados a interesses políticos, talvez nem precisássemos de brigas para resolver isto.

São Paulo tornou-se uma cidade horrível porque seus defeitos ultrapassaram o bom senso e qualquer critério de qualidade de vida. O trânsito, a poluição do ar, o lixo, as pichações e a violência somam-se à poluição visual. Quando a lei do uso obrigatório do cinto de segurança chegou, todo mundo botou a boca no trombone. Depois ela foi disseminada para o país todo e hoje todos se acostumaram a usar os cintos, além de estarem mais seguros. Será que só passando pela educação imposta pela lei aprenderemos a nos comportar?

É uma pena, tudo isso deveria ser espontâneo, mas isso é assunto para outra hora. O que está mais intrigante nesse processo de retirada da mídia exterior é o comportamento de algumas agências e anunciantes. Tenho visto grandes marcas, de grandes empresas, continuando suas campanhas nos outdoors e painéis da cidade. Será que não percebem que estão expondo seu posicionamento como empresas resistentes à lei, incentivadoras da poluição, aproveitadoras, querendo usar outra famosa lei, levando vantagem em tudo?

Um profissional de mídia não deveria oferecer mais estes espaços. O atendimento deveria argumentar com o cliente que seria melhor não comprar os locais nas ruas. O próprio profissional de marketing deveria redirecionar esta verba para outras mídias em seu budget. Um movimento corajoso como este, com objetivos claros, deve contar com a adesão de todos envolvidos na comunicação.

Se a mudança é necessária não adianta tentar tapar o sol com a peneira, é melhor preparar-se para ela com idéias inovadoras, alterações de rumo e melhorias. A mudança deve ser vista como oportunidade, dá trabalho, mas quase sempre chegamos a patamares mais evoluídos após ela se instituir. Mídia exterior, go out!

* Edson Zogbi é Especialista em planejamento, marketing e comunicação do Varejo e Gestão da Inovação. Foi Diretor de Marketing do Grupo Projeção e da C&C, é professor na Pós-Graduação de Gestão do Varejo da Faculdade Trevisan e no MBA de Design e Marketing de Moda do IBmoda. É autor do livro "Inovação no Varejo - O que Faz o lojista Criativo", da Editora Atlas. http://www.edsonzogbi.com.br/

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Live – apresentação de pesquisa exclusiva sobre Marketing Digital

O estado da automação de Marketing em 2019

Supermercados propõem alternativas para sacolas plásticas no RJ

Estudo analisa a relevância dos memes na internet brasileira

Farmazon promete ser o Uber das Farmácias

Inteligência de dados de ponta a ponta

3 barreiras a serem vencidas na mídia digital

Aumenta tempo de utilização de TV via Streaming entre brasileiros

10 tendências para mídias sociais em 2019

Presença digital das marcas brasileiras mais valiosas de 2018

Qual a maturidade do mercado de mídia programática no Brasil?

Tendências e oportunidades para o e-commerce brasileiro

Diminui o medo de perder emprego em função da tecnologia

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas



Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss