A construção da Marca Pessoal | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A construção da Marca Pessoal

Mauricio Costa escreve sobre Marketing Pessoal

Por | 20/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A construção da Marca Pessoal

Por Mauricio Costa*

Ao longo de minha vida como empresário ou consultor, tenho conhecido pessoas formidáveis, de excelente gabarito profissional, que se debatem anos a fio na busca por melhores posições, sem alcançar o êxito esperado. Preparam-se ao extremo do ponto de vista educacional, investem somas em cursos extracurriculares, participam de congressos e seminários, são leitores assíduos dos livros de auto-ajuda e mesmo assim, seguem "marcando passo", aplaudindo o sucesso de outros que brilham a sua volta. 

Sem dúvida alguma o conteúdo é fundamental para o sucesso de qualquer produto (neste caso, você!), pois nenhuma marca sobrevive a um mau produto. Todavia, a embalagem exerce função essencial para conquistar a percepção do cliente em potencial (aquela pessoa decisiva).

Algumas dessas pessoas sejam elas empregados, empresários ou profissionais liberais, costumam subestimar a importância da apresentação. Revelam até certo desdém a esse detalhe, confiantes de que seu conteúdo seja suficiente para projetá-lo ao sucesso, uma premissa que pode ser verdadeira para poucos, mas extremamente falsa para muitos, já que a impressão visual costuma merecer grande atenção do nosso cérebro, em vista do valor que a mente estabelece a partir desse tipo de percepção, para formar conceitos e critérios a partir de imagens.

Um excelente médico ou dentista poderá conquistar muito mais clientes se o seu consultório for organizado, bonito e bem iluminado, impressões que transferem confiança ao paciente. Da mesma forma, o empresário cuja marca pessoal passa uma imagem de segurança poderá transmitir muito mais credibilidade para seus pares, seus colaboradores e até mesmo para seus concorrentes. O empreendedor que trabalha adequadamente a linguagem de sua comunicação irá conquistar mais facilmente a meta almejada. O empregado que investe em seu visual estará construindo boas oportunidades para que sua competência possa ser percebida.

A marca é resultado da combinação do conteúdo e sua apresentação, já que seu valor é definido pela forma como é vista ou percebida por seu público alvo. Ou seja, aquelas pessoas a quem ela deseja conquistar.

Portanto, um produto especial necessita de um bom visual para gerar a credibilidade que agrega valor aos olhos de seu público. Para construir sua marca pessoal não será diferente. Aposte nisso.

* Mauricio Costa é empresário, consultor, coach, escritor, palestrante e autor do livro O Mentor VirtuaL - Editora Komedi. É Formado em Direito pela Universidade Paulista - Campinas - SP - e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Católica (PUC) - Campinas - SP.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza

Supermercado online avança globalmente

Comportamento do consumidor no quarto trimestre

Número de investimentos em insurtech sobem

Publicidade em aplicativos movimenta mais de 3 bilhões de dólares

Dia dos Pais aquece segundo semestre de 2018

Marketing 60+: a importância do consumidor sênior

Geração Z quer tecnologia para testar produtos na loja física

Busca por experiências fazem brasileiros se presentearem mais

Brasileiros preferem comprar online e buscar na loja física

Falta de experiência afasta consumidor do e-commerce

Homens são mais conservadores em relação aos produtos de beleza

Marcas crescem no Youtube com a Copa do Mundo



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss