Cannes: aqui vamos nós! | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Cannes: aqui vamos nós!

Alexis Pagliarini escreve sobre o primeiro ano com workshop sobre promoção no Festival

Por | 16/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Cannes: aqui vamos nós!

Por Alexis Thuller Pagliarini*

Depois de 10 anos de ausência, estive de volta ao Cannes Lions no ano passado. Com nove categorias sendo disputadas e mais um extenso programa de palestras e workshops, a primeira reação é a mesma de quem vai à praia do Pepê em pleno sábado de verão pela primeira vez: não se sabe para onde olhar. Tem muito mais material e apresentações do que nossa capacidade de absorção.

Além das inevitáveis "escolhas de Sofia" que devemos fazer, fica ainda uma sensação de que tudo está muito confuso. Trabalhos que são finalistas, por exemplo, em Direct têm a cara de Promo - e vice-versa. Bons(?) tempos aqueles da minha primeira vez em Cannes: era comercial concorrendo com comercial e anúncios concorrendo com anúncios.

Agora, você não consegue estabelecer claramente as fronteiras entre uma categoria e outra e as campanhas se mesclam formando uma salada thai-italo-sino-franco-xxx. Mas o sabor é bom. Depois do choque inicial, a imersão nesse confuso caldeirão gera uma sensação de "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e a gente volta cheio de idéias e de tesão.

Mas o Cannes Lions 2008 tem um sabor especial para mim e para o Marketing Promocional brasileiro. Depois de identificar a ausência de conteúdo de Marketing Promocional nas palestras e workshops do ano passado, batalhamos por um espaço e conseguimos: a AMPRO, da qual sou VP, liderará o primeiro workshop focado em Marketing Promocional na história do Cannes Lions. E eu terei a honra de coordenar e abrir esse workshop.

O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 14h às 15h30. Com o título "Giving is Taking" (em português: É dando que se recebe), contará com palestras minhas, como VP da AMPRO e da Impact; da Prof. Marina Pechlivanis, Mestre em Comunicação e Consumo, sócia da Umbigo do Mundo e componente do Comitê de Produtos Promocionais da AMPRO; de Gill Aitchison, President, Global Shopper & Retail Research Ipsos e de Luciana Feres, Marketing Execution Director da Coca-Cola Brasil.

O foco do workshop estará na força do brinde ou prêmio como ferramenta para diferenciar produtos, atrair e fidelizar consumidores. A escolha do tema foi baseada na universalidade e na eficácia da ferramenta gifting, utilizada nos mais diferentes países. Concursos, sorteios, brindes, programas de incentivo, member-get-member, programas de milhagem e uma infinidade de mecânicas fazem parte desse universo.

Além de abrir e coordenar o workshop, darei, em nome da AMPRO, uma visão geral do Marketing Promocional enfatizando sua multiplicidade de ferramentas e o crescimento da sua importância no mundo inteiro. Pechlivanis falará da força histórica do "presente" e sua capacidade de envolver e motivar pessoas das mais diferentes culturas. Aitchison, representando a Ipsos, apresentará o resultado de uma pesquisa feita especialmente para o evento, focada em gifting. Fechando o workshop, Feres apresentará alguns dos inúmeros cases da Coca-Cola, baseados em mecânicas de premiação e brindes.

Vai ser bom voltar ao Cannes Lions, agora não só como "consumidor", mas, também, colocando um molho brasileiro no caldeirão.

* Alexis Thuller Pagliarini é Vice-Presidente Executivo e de Criação da Impact e da AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

Por: Redação




Comentários

Artigos do autor:

3 tendências para o setor de viagens em 2019

10 tendências para o e-commerce em 2019

Top 10 melhores ações de Marketing de 2018

Top 8 ações de Marketing que não foram bem sucedidas

Gas Natural Fenosa passa a se chamar Naturgy

Brasileiros dão mais atenção à qualidade do que ao preço

9 tendências de consumo entre brasileiros

4 livros de Marketing para leitura de fim de ano

Como alavancar sua estratégia de Inbound Marketing

Black Friday deve crescer 13,3% em relação a 2017

Marcas se destacam ao antecipar Black Friday

Como fidelizar clientes após a Black Friday?

Brasil é um dos principais mercados para diversidade em Marketing

Black Friday une empresas na Virada Black Liberdade

Discriminação de gênero é problema entre meninas da Geração Z

Centennials: o novo motor econômico para as marcas

Após 15 anos, Roberto Gnypek deixa McDonald’s

Consumo de disco de vinil aumenta no Brasil

Tinder abre espaço para criadores de conteúdo

7 dicas para impulsionar as vendas de PMEs na Black Friday

Transações via smartphones representam 41% das vendas no Brasil

Relevância do Trade Marketing aumenta em agências, indústria e varejo

CMOs colaborativos são essenciais para crescimento de negócios

Compras do Dia das Crianças serão maiores em lojas físicas

3 Livros para auxiliar no planejamento de Marketing

Eleições e instabilidade não barraram investimentos em Marketing

Apesar do avanço de streaming, rádio impacta 86% da população

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

Youtube mira no streaming e apresenta Youtube Music e Youtube Premium

Metade dos profissionais não colocam consumidores em primeiro lugar

Mercado de panetone cresce no Brasil

Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Preferência por fast-food varia conforme região brasileira

Fundação e Instituto Arcor lançam campanha de incentivo ao brincar

Mobile avança como mídia no mercado brasileiro

Infraestrutura das lojas virtuais garante o sucesso na Black Friday

5 tecnologias que mesclarão o trabalho entre humanos e máquinas

Pesquisa Heineken: mais da metade dos adultos bebem quando dirigem

PMEs estão confiantes na era da Inteligência Artificial

O que muda no atendimento ao consumidor com a API do WhatsApp

As 10 marcas mais lembradas pela diversidade em propaganda

Vivo, Raízen e Ericsson abrem chamada de startups com foco em IoT

Brasileiros são receptivos a anúncios digitais e querem personalização

5 inovações do Google Brasil em anúncios

Cabify faz parceria e product Marketing com Grupo Rouge

5 insights da Beleza na Terceira Idade

Grupo Edson Queiroz cria nova divisão de águas

Nível de atenção dos profissionais está mudando

C&A cria Fashion Futures para debater o futuro da moda

Brasil é o segundo maior país em buscas sobre beleza



Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss