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Cannes: aqui vamos nós!

Alexis Pagliarini escreve sobre o primeiro ano com workshop sobre promoção no Festival

Por | 16/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Cannes: aqui vamos nós!

Por Alexis Thuller Pagliarini*

Depois de 10 anos de ausência, estive de volta ao Cannes Lions no ano passado. Com nove categorias sendo disputadas e mais um extenso programa de palestras e workshops, a primeira reação é a mesma de quem vai à praia do Pepê em pleno sábado de verão pela primeira vez: não se sabe para onde olhar. Tem muito mais material e apresentações do que nossa capacidade de absorção.

Além das inevitáveis "escolhas de Sofia" que devemos fazer, fica ainda uma sensação de que tudo está muito confuso. Trabalhos que são finalistas, por exemplo, em Direct têm a cara de Promo - e vice-versa. Bons(?) tempos aqueles da minha primeira vez em Cannes: era comercial concorrendo com comercial e anúncios concorrendo com anúncios.

Agora, você não consegue estabelecer claramente as fronteiras entre uma categoria e outra e as campanhas se mesclam formando uma salada thai-italo-sino-franco-xxx. Mas o sabor é bom. Depois do choque inicial, a imersão nesse confuso caldeirão gera uma sensação de "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e a gente volta cheio de idéias e de tesão.

Mas o Cannes Lions 2008 tem um sabor especial para mim e para o Marketing Promocional brasileiro. Depois de identificar a ausência de conteúdo de Marketing Promocional nas palestras e workshops do ano passado, batalhamos por um espaço e conseguimos: a AMPRO, da qual sou VP, liderará o primeiro workshop focado em Marketing Promocional na história do Cannes Lions. E eu terei a honra de coordenar e abrir esse workshop.

O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 14h às 15h30. Com o título "Giving is Taking" (em português: É dando que se recebe), contará com palestras minhas, como VP da AMPRO e da Impact; da Prof. Marina Pechlivanis, Mestre em Comunicação e Consumo, sócia da Umbigo do Mundo e componente do Comitê de Produtos Promocionais da AMPRO; de Gill Aitchison, President, Global Shopper & Retail Research Ipsos e de Luciana Feres, Marketing Execution Director da Coca-Cola Brasil.

O foco do workshop estará na força do brinde ou prêmio como ferramenta para diferenciar produtos, atrair e fidelizar consumidores. A escolha do tema foi baseada na universalidade e na eficácia da ferramenta gifting, utilizada nos mais diferentes países. Concursos, sorteios, brindes, programas de incentivo, member-get-member, programas de milhagem e uma infinidade de mecânicas fazem parte desse universo.

Além de abrir e coordenar o workshop, darei, em nome da AMPRO, uma visão geral do Marketing Promocional enfatizando sua multiplicidade de ferramentas e o crescimento da sua importância no mundo inteiro. Pechlivanis falará da força histórica do "presente" e sua capacidade de envolver e motivar pessoas das mais diferentes culturas. Aitchison, representando a Ipsos, apresentará o resultado de uma pesquisa feita especialmente para o evento, focada em gifting. Fechando o workshop, Feres apresentará alguns dos inúmeros cases da Coca-Cola, baseados em mecânicas de premiação e brindes.

Vai ser bom voltar ao Cannes Lions, agora não só como "consumidor", mas, também, colocando um molho brasileiro no caldeirão.

* Alexis Thuller Pagliarini é Vice-Presidente Executivo e de Criação da Impact e da AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

Por: Redação




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